Buscar

Os professores do 5º ano e do 6º ano de uma escola no interior de São Paulo se reuniram para discutir a transição de segmentos. Na reunião, eles id...

Os professores do 5º ano e do 6º ano de uma escola no interior de São Paulo se reuniram para discutir a transição de segmentos. Na reunião, eles identificaram as habilidades essenciais para esse período de continuum escolar e elaboraram uma prova com 10 questões de múltipla escolha para ser utilizada como avaliação diagnóstica no primeiro dia de aula englobando todos os componentes curriculares. Diante do exposto, analise as afirmacoes abaixo. I. As reuniões de transição não são necessárias, já que um novo segmento está se iniciando e deverá começar do zero. II. Iniciar as aulas de transição de segmentos com avaliações diagnósticas no formato de provas é o ideal, uma vez que outros instrumentos carregam alto grau de subjetividade, o que os torna pouco efetivos. III. Esse único formato de avaliação diagnóstica não será capaz de fornecer evidências de aprendizagem importantes, como a capacidade de leitura e escrita. Além disso, as ações de recepção dos estudantes ao novo segmento poderiam ser planejadas com base no acolhimento e na escuta de suas expectativas, planejando-se um ca

I. As reuniões de transição são importantes para que os professores possam discutir e planejar ações que facilitem a transição dos estudantes para o novo segmento.
II. A avaliação diagnóstica é uma ferramenta importante para que os professores possam identificar as habilidades e dificuldades dos estudantes no início do novo segmento.
III. A avaliação diagnóstica deve ser composta por diferentes tipos de questões, que possibilitem a avaliação de diferentes habilidades e competências dos estudantes.
IV. As ações de recepção dos estudantes ao novo segmento devem ser planejadas com base no acolhimento e na escuta de suas expectativas, para que sejam criados vínculos afetivos e de confiança entre os estudantes e os professores.
V. A avaliação diagnóstica deve ser utilizada como um instrumento formativo, que possibilite aos professores planejar ações pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes.
a. Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
b. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c. Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens
10 pág.

Ensino Fundamental Instituto Brasileiro de FormaçãoInstituto Brasileiro de Formação

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a. Somente as afirmativas I, II e V estão corretas." As afirmativas I, II e V estão corretas, pois as reuniões de transição são importantes para que os professores possam discutir e planejar ações que facilitem a transição dos estudantes para o novo segmento, a avaliação diagnóstica é uma ferramenta importante para que os professores possam identificar as habilidades e dificuldades dos estudantes no início do novo segmento e a avaliação diagnóstica deve ser utilizada como um instrumento formativo, que possibilite aos professores planejar ações pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais