Buscar

A Karpet Ltda é uma empresa fabricante de autopeças, cujas sedes estão localizadas em Osasco, Sorocaba e São Sebastião. Seus clientes encontram-se ...

A Karpet Ltda é uma empresa fabricante de autopeças, cujas sedes estão localizadas em Osasco, Sorocaba e São Sebastião. Seus clientes encontram-se em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Os custos unitários de transporte de cada origem para cada destino, assim como a capacidade de cada fornecedor e a demanda de cada cliente, encontram-se na Tabela abaixo. O objetivo é atender a demanda de cada consumidor final, respeitando as capacidades de fornecimento, de forma a minimizar o custo total de transporte.


Custo unitário de transporte

Consumidor: São Paulo

Fornecedor: Osasco: 12

Fornecedor: Sorocaba: 18

Fornecedor: São Sebastião: 22

Demanda: 120

Capacidade: 100


Consumidor: Rio de Janeiro

Fornecedor: Osasco: 22

Fornecedor: Sorocaba: 24

Fornecedor: São Sebastião: 15

Demanda: 130

Capacidade: 140


Consumidor: Curitiba

Fornecedor: Osasco: 30

Fornecedor: Sorocaba: 32

Fornecedor: São Sebastião: 34

Demanda: 150

Capacidade: 160


a) Modelar o problema de transporte (definir a função objetivo, restrições, variáveis de decisão).

b) Aplicar o Método do Canto Noroeste ao problema da empresa Karpet Ltda (Questão no 02) para obtenção de uma solução inicial factível. Mostrar o passo – a – passo em detalhes.

c) Construa as planilhas e resolva o problema usando a ferramenta SOLVER.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A função objetivo é minimizar o custo total de transporte. As restrições são a capacidade de cada fornecedor e a demanda de cada cliente. As variáveis de decisão são a quantidade de produtos a serem transportados de cada fornecedor para cada cliente. b) O Método do Canto Noroeste consiste em começar a alocar a produção do fornecedor com o menor custo unitário para o cliente com a maior demanda, até que a capacidade do fornecedor ou a demanda do cliente seja atendida. Em seguida, passa-se para o próximo fornecedor ou cliente, repetindo o processo até que toda a demanda seja atendida. O passo a passo seria: 1. Iniciar com o fornecedor de Osasco e o cliente de São Paulo, alocando a quantidade máxima possível (100 unidades) com custo unitário de 12. 2. Ainda com o fornecedor de Osasco, alocar a quantidade restante (20 unidades) para o cliente do Rio de Janeiro, com custo unitário de 22. 3. Passar para o fornecedor de Sorocaba e o cliente do Rio de Janeiro, alocando a quantidade máxima possível (140 unidades) com custo unitário de 24. 4. Ainda com o fornecedor de Sorocaba, alocar a quantidade restante (10 unidades) para o cliente de Curitiba, com custo unitário de 32. 5. Passar para o fornecedor de São Sebastião e o cliente de Curitiba, alocando a quantidade máxima possível (150 unidades) com custo unitário de 34. c) Para resolver o problema usando a ferramenta SOLVER, seria necessário criar uma planilha com as informações da tabela e definir as variáveis de decisão, restrições e função objetivo. Em seguida, seria necessário configurar o SOLVER para encontrar a solução ótima, que seria a alocação de produtos que minimiza o custo total de transporte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais