Buscar

Quando uma reclamação trabalhista é distribuída perante a Justiça do Trabalho, verifica-se o preenchimento dos requisitos conhecidos como elementos...

Quando uma reclamação trabalhista é distribuída perante a Justiça do Trabalho, verifica-se o preenchimento dos requisitos conhecidos como elementos e condições da ação. Presentes os requisitos, a ação será recebida. Porém, na audiência inicial, observa-se, em primeiro lugar, o preenchimento dos requisitos às condições da ação, e o reclamado terá a oportunidade de apresentar sua defesa e nela alegar a presença ou ausência de algum pressuposto processual que poderá levar à extinção do processo, sem resolução do mérito, caso o vício não possa ser sanado, como nos demonstra o artigo 139 do Código de Processo Civil ao dizer que “o juiz dirigirá o processo conforme as disposições deste Código, incumbindo-lhe: (...) IX - determinar o suprimento de pressupostos processuais e o saneamento de outros vícios processuais”

A respeito dos pressupostos processuais de validade, explique sobre: citação válida, petição inicial apta e capacidade processual. Quanto aos pressupostos de existência, comente sobre a capacidade de ser parte, apresentando um exemplo que demonstre sua compreensão sobre o assunto.

Atenção! Não deixe de inserir as normas legais que fundamentam sua resposta.


💡 1 Resposta

User badge image

Jacicleide Costa

1. Citação Válida: a citação completa do ato processual ( a que cumpre com os requisitos e pressupostos estabelecidos legalmente) a qual da ciência de forma completa e correta a parte intimada para fazer parte da relação processual. Assim, é necessário que a parte receba pessoalmente como também é permitido outrem (artigo 242° do CPC e artigo 841°, 1°, CLT.

Petição Inicial Apta: a petição inicial é o primeiro documento pelo qual o autor da ação inicia o processo nas reclamações trabalhistas processuais (bem como em outros processos), ou seja, consiste na primeira manifestação ao judiciário para que o direito da ação seja exercido e plenamente garantido. Assim, a Petição Inicial Apta é naquela que cumpre todos os requisitos estabelecidos na lei e a qual o juiz dá-se por deferida, ou seja, a que preenche todas as condições da ação e que não apresenta nenhum vício. Desta feita, começa os atos posteriores para o desenvolvimento do processo (artigo 840° CLT e artigo 319° CPC).

Capacidade Processual: dispõe aqueles que usufruem dos direitos civis, ou seja, aqueles que possuem capacidade absoluta, não sendo de capacidade relativa (artigo 1° CC artigos 70° e 72° do CPC.

2. Mediante consta no 1° do Código Civil "toda pessoa física é portadora de direitos e deveres". No entanto, há restrições com relação a isso, quando se trata dos incapazes (os menores de 16 anos), os relativamente incapazes (maiores de 16 e menores de 18 anos), os quais necessitam de serem representados e/ou assistidos. Assim, quem tem capacidade de ser parte sem instruções e exceção são os absolutamente capaz (artigos 71 e 75 do CPC).

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais