Buscar

Após a independência brasileira, com a lei de 1827, instituiu-se as escolas públicas, conforme o texto legal: "Manda criar escolas de primeiras let...

Após a independência brasileira, com a lei de 1827, instituiu-se as escolas públicas, conforme o texto legal: "Manda criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império" (BRASIL, 1827). Com a fundação das escolas, os supervisores educacionais que existiam como "prefeitos" na educação jesuíta foram mantidos? Por quê?

Após a independência brasileira, com a lei de 1827, instituiu-se as escolas públicas.
Os supervisores educacionais que existiam como "prefeitos" na educação jesuíta foram mantidos.
a) Não, os supervisores jesuítas foram suprimidos porque eram religiosos e foram substituídos por pessoas leigas que pudessem realizar o mesmo trabalho.
b) Sim, nessa mesma época foi lançado um decreto que instituía o cargo de supervisor nas recém-criadas escolas brasileiras, com a responsabilidade de garantir a unificação da metodologia de ensino.
c) Não, a figura de um supervisor para garantir a qualidade da educação foi suprimida pela ausência tanto de legislação quanto do profissional nas escolas.
d) Sim, nessa época houve a criação dos primeiros cargos de supervisores educacionais para as escolas brasileiras, que, em um primeiro momento, eram admitidos por concurso público.
e) Sim, foi reaproveitada toda a estrutura da educação jesuíta na criação das escolas brasileiras, considerando a importância de um supervisor de estudos para o bom andamento escolar.

Essa pergunta também está no material:

TEORIA E PRÁTICA DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA PROVA COM GABARITO
6 pág.

Supervisão e Orientação Pedagógica Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Não, os supervisores jesuítas foram suprimidos porque eram religiosos e foram substituídos por pessoas leigas que pudessem realizar o mesmo trabalho. A Lei de 1827 estabeleceu a criação de escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império, e a responsabilidade pela administração dessas escolas foi atribuída às câmaras municipais. A figura do supervisor escolar foi mantida, mas agora como um cargo público, ocupado por pessoas leigas, que tinham a função de fiscalizar o ensino e garantir a qualidade da educação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais