Buscar

2. Cerca de cinco milhões (5.256.291) de pessoas fizeram um Grande Exame Nacional de Matemática. A prova contou com 100 questões. Suponha que as no...

2. Cerca de cinco milhões (5.256.291) de pessoas fizeram um Grande Exame Nacional de Matemática. A prova contou com 100 questões. Suponha que as notas desses alunos tenham sido distribuídas como a tabela em anexo. As provas não foram ainda corrigidas e a coordenação do GENM quer ter uma ideia rápida mas precisa da nota média alcançada pelo conjunto dos alunos.
a) Tendo os dados da tabela (ao lado as primeiras 12 linhas da tabela. Versão completa no Moodle), calcule a probabilidade de uma amostra aleatória de 1000 provas produzir uma estimativa com erro superior a 1 ponto.
b) Que tamanho amostral seria necessário para que a probabilidade de um erro absoluto inferior a meio ponto fosse maior que 0,95?
c) Se essa prova anual houvesse sido concebida como uma maneira de avaliar periodicamente a qualidade do ensino de Matemática no país, que abordagem alternativa muito mais ágil e econômica, e igualmente precisa você proporia?
a) Calcule a probabilidade de uma amostra aleatória de 1000 provas produzir uma estimativa com erro superior a 1 ponto.
b) Que tamanho amostral seria necessário para que a probabilidade de um erro absoluto inferior a meio ponto fosse maior que 0,95?
c) Se essa prova anual houvesse sido concebida como uma maneira de avaliar periodicamente a qualidade do ensino de Matemática no país, que abordagem alternativa muito mais ágil e econômica, e igualmente precisa você proporia?

Essa pergunta também está no material:

Lista2 de exercicios
1 pág.

Estatística para Experimentalistas Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para calcular a probabilidade de uma amostra aleatória de 1000 provas produzir uma estimativa com erro superior a 1 ponto, é necessário utilizar a fórmula do erro padrão da média, que é dado por: Erro padrão da média = desvio padrão / raiz quadrada do tamanho da amostra O desvio padrão pode ser obtido a partir dos dados da tabela. Para isso, é necessário calcular a variância, que é a média dos quadrados das diferenças entre cada nota e a média. Em seguida, o desvio padrão é a raiz quadrada da variância. Com o desvio padrão e o tamanho da amostra, é possível calcular o erro padrão da média. A probabilidade de uma amostra aleatória de 1000 provas produzir uma estimativa com erro superior a 1 ponto pode ser obtida a partir da distribuição normal padrão, utilizando a tabela de probabilidades. b) Para calcular o tamanho amostral necessário para que a probabilidade de um erro absoluto inferior a meio ponto seja maior que 0,95, é necessário utilizar a fórmula do erro padrão da média e a distribuição normal padrão, da mesma forma que no item a). c) Uma abordagem alternativa mais ágil e econômica seria a utilização de testes padronizados, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que já são aplicados em larga escala no país. Esses testes permitem avaliar a qualidade do ensino de Matemática e outras disciplinas de forma mais abrangente e com menor custo do que a aplicação de um Grande Exame Nacional de Matemática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais