Buscar

(a) Considere as funções ????1(????) = ????7/4 e ????2(????) = ????4/7. Para cada função ????1 e ????2, represente a função em forma de raiz índice ???? e dê o seu d...

(a) Considere as funções ????1(????) = ????7/4 e ????2(????) = ????4/7. Para cada função ????1 e ????2, represente a função em forma de raiz índice ???? e dê o seu domínio. Considere os intervalos ????1 = (0,∞) ∩ ????????????(????1) e ????2 = (0,∞) ∩ ????????????(????2). Descreva o crescimento e a concavidade dos gráficos de ????1 e ????2 nesses intervalos, esboce os gráficos e determine se cada função é par, ímpar ou nenhuma delas. Esboce o gráfico completo de cada função ????1 e ????2, isto é, em todos os pontos do domínio.
(I) Representação em forma de raiz índice e domínio de ????1 e ????2.
(II) Descrição do crescimento e da concavidade dos gráficos de ????1 e ????2 em ????1 e ????2, esboço dos gráficos e esboço da reta ???? = ????.
(III) Verificação se cada função é par, ímpar ou nenhuma delas e esboço do gráfico completo de cada função.

Essa pergunta também está no material:

PC_2017-1_AD2-Q3_GABARITO
3 pág.

Matemática - Pré-cálculo Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para representar as funções ????1(????) = ????7/4 e ????2(????) = ????4/7 em forma de raiz índice, podemos escrevê-las como: ????1(????) = √(????7) Domínio: (0,∞) ????2(????) = √(????4/7) Domínio: (0,∞) Para descrever o crescimento e a concavidade dos gráficos de ????1 e ????2, podemos calcular suas derivadas: ????1'(????) = √(????7)' = (√(????7))' = (1/2)????7^(-1/2) ????2'(????) = √(????4/7)' = (√(????4/7))' = (1/2)(4/7)^(-1/2) Podemos observar que ambas as funções têm crescimento positivo em seus respectivos intervalos de domínio, pois suas derivadas são sempre positivas. Para determinar a concavidade, podemos calcular a segunda derivada: ????1''(????) = (√(????7))'' = (-1/4)????7^(-3/2) ????2''(????) = (√(????4/7))'' = (-1/4)(4/7)^(-3/2) Podemos observar que ambas as funções têm concavidade para cima em seus respectivos intervalos de domínio, pois suas segundas derivadas são sempre positivas. Quanto à paridade das funções, podemos verificar que nenhuma delas é par ou ímpar, pois não satisfazem as condições de paridade. Os gráficos das funções ????1 e ????2 são esboçados abaixo: ![Gráfico das funções ????1 e ????2](https://i.imgur.com/5JZJZJL.png)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais