Buscar

o texto deve conter itens obrigatórios, como: conceitos sobre a osteopenia e a osteoporose e evolução da doença; fatores de risco; complicações da ...

o texto deve conter itens obrigatórios, como: conceitos sobre a osteopenia e a osteoporose e evolução da doença; fatores de risco; complicações da osteoporose (fraturas); ações de promoção de saúde na osteoporose; ações de prevenção da osteoporose, e por ultimo, ações de tratamento fisioterapêutico na osteoporose. 

💡 2 Respostas

User badge image

Márcia

Osteopenia e osteoporose: o que são, como prevenir e tratar.

A osteopenia e a osteoporose são condições que afetam a saúde dos ossos, causando uma diminuição da sua densidade e resistência. Ambas podem aumentar o risco de fraturas e comprometer a qualidade de vida das pessoas. Vamos destacar os fatores de risco, as complicações, as ações de promoção de saúde, de prevenção e de tratamento fisioterapêutico dessas doenças.

Conceitos sobre a osteopenia e a osteoporose e evolução da doença

Os ossos são tecidos vivos que estão em constante processo de renovação, chamado de remodelação óssea. Esse processo envolve a formação de novo tecido ósseo pelos osteoblastos e a reabsorção do tecido ósseo antigo pelos osteoclastos. A densidade óssea é determinada pelo equilíbrio entre essas duas atividades celulares.

A osteopenia é uma condição de densidade óssea abaixo do normal, mas não tão baixa quanto na osteoporose. A osteopenia é considerada um estágio intermediário entre a saúde óssea normal e a osteoporose. Ela pode ser causada por fatores genéticos, nutricionais, hormonais ou relacionados ao estilo de vida. A osteopenia pode progredir para a osteoporose se não for tratada.

A osteoporose é uma doença caracterizada por uma redução acentuada da densidade óssea, que leva a uma fragilidade e porosidade dos ossos. A osteoporose é mais comum em mulheres após a menopausa, devido à queda dos níveis de estrogênio, um hormônio que protege os ossos. A osteoporose também pode afetar homens, especialmente após os 70 anos, ou pessoas que tenham doenças ou usem medicamentos que interfiram na remodelação óssea. A osteoporose pode causar fraturas com traumas mínimos ou até mesmo espontâneas, principalmente nas vértebras, no quadril e no punho.

Fatores de risco para a osteopenia e a osteoporose

Existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver osteopenia e osteoporose, sendo alguns modificáveis e outros não. Os fatores não modificáveis são:

- Idade avançada
- Sexo feminino
- Raça branca ou asiática
- História familiar de osteoporose ou fratura de quadril
- Baixa estatura ou peso corporal
- Menopausa precoce ou ausência de menstruação

Os fatores modificáveis são:

- Baixa ingestão de cálcio e vitamina D
- Baixa exposição solar
- Sedentarismo
- Tabagismo
- Alcoolismo
- Uso de corticoides, anticonvulsivantes, anticoagulantes, entre outros medicamentos
- Doenças como diabetes, tireoidite, artrite reumatoide, doença renal crônica, entre outras

Complicações da osteoporose (fraturas)

A principal complicação da osteoporose é a ocorrência de fraturas, que podem ter consequências graves para a saúde e a funcionalidade das pessoas. As fraturas mais frequentes e graves são as de quadril, que podem levar à perda de mobilidade, à dependência, à infecção, à trombose e até à morte. As fraturas vertebrais podem causar dor, deformidade, perda de altura, compressão de nervos e comprometimento respiratório. As fraturas de punho podem limitar a capacidade de realizar.
1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você precisa escrever um texto sobre osteopenia e osteoporose, e o texto deve conter os seguintes itens obrigatórios: - Conceitos sobre a osteopenia e a osteoporose e evolução da doença; - Fatores de risco; - Complicações da osteoporose (fraturas); - Ações de promoção de saúde na osteoporose; - Ações de prevenção da osteoporose; - Ações de tratamento fisioterapêutico na osteoporose. Certifique-se de pesquisar e entender bem cada um desses itens antes de começar a escrever. Você pode usar fontes confiáveis, como artigos científicos e livros didáticos, para obter informações precisas e atualizadas sobre o assunto. Lembre-se de citar suas fontes corretamente e de organizar seu texto de forma clara e coerente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais