Buscar

Muito tempo atrás, a sala de musculação era frequentada pelos halterofilistas. Atualmente, esse quadro vem se modificando, dando espaços para idoso...

Muito tempo atrás, a sala de musculação era frequentada pelos halterofilistas. Atualmente, esse quadro vem se modificando, dando espaços para idosos e pessoas que buscam melhorar a saúde. Sendo assim, a ciência aponta diversos benefícios que a musculação pode apresentar, principalmente para os idosos. Dentro das diretrizes de prática de exercício físico, o treinamento de força deve estar inserido nesses programas que visam melhorar a condição física da pessoa idosa.

Atualmente, existem diversas maneiras de estimular a capacidade de força em idosos, como o treinamento com o peso corporal e o Pilates, ou seja, modos que transcendem a sala de musculação, pois não necessitam de altos níveis de intensidade. Estudos científicos são realizados com o intuito de comprovar se a ordem de execução dos exercícios pode influenciar os resultados. A diretriz sugere priorizar exercícios para os grandes grupos musculares, principalmente para idosos iniciantes. Além de propor o volume e a intensidade dos treinos. Tudo isso para extrair o melhor da prática do exercício físico.

 

Considerando o texto, analise as afirmações abaixo:

I.  A manutenção ou o aumento da capacidade de força em idosos se dá pelas microrrupturas causadas no interior das fibras musculares, oriundas do estresse mecânico, geradas a partir do treinamento resistido. 

II.  Os diferentes tipos de treinos resistidos para idosos causam adaptações similares fisiológicas aos músculos estriados esqueléticos.

III.  A repetição diária dos exercícios propostos é considerada eficiente para o aumento da capacidade de força para os idosos.

É correto o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação correta é a I, pois o treinamento resistido, como a musculação, causa microrrupturas nas fibras musculares, gerando estresse mecânico e, consequentemente, a manutenção ou aumento da capacidade de força em idosos. A afirmação II está incorreta, pois diferentes tipos de treinos resistidos podem causar adaptações fisiológicas diferentes. A afirmação III também está incorreta, pois a repetição diária dos exercícios pode levar a fadiga muscular e não é considerada eficiente para o aumento da capacidade de força em idosos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais