Buscar

As funções vitais do sistema muscular não cessam no momento do abate de alguns animais, tais como bovinos e suínos. A mudança mais evidente no músc...

As funções vitais do sistema muscular não cessam no momento do abate de alguns animais, tais como bovinos e suínos. A mudança mais evidente no músculo post-mortem é a transformação de sua natureza flexível e elástica em um estado mais rígido e inextensível. As alterações ocorridas neste processo terão grande influência na qualidade da carne e seus produtos. Quais das afirmacoes abaixo estão CORRETAS?

I. O rigor mortis está correlacionado à produção do ATP no músculo onde, havendo excesso, a actina e a miosina se combinam para formar cadeias rígidas de actomiosina.
II. O declínio da rigidez do músculo, durante o tempo post-mortem, é atribuído à degradação proteolítica por enzimas endógenas, sendo comumente referido como resolução do rigor mortis.
III. A carne, embora reflita a natureza química e estrutural do músculo, difere deste devido a uma série de alterações bioquímicas que são iniciadas ao final do processo de resolução do rigor mortis.
IV. Quanto maior a proporção de fibras glicolíticas no músculo dos animais, maior será a queda no pH muscular após o abate.
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) I, II e IV
d) I e III
e) II e IV

Essa pergunta também está no material:

THIPOA II 1 - AVC
3 pág.

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal I Universidade de Santo AmaroUniversidade de Santo Amaro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) II, III e IV". Justificativa: I. O rigor mortis não está correlacionado à produção do ATP no músculo, mas sim à falta dele. Quando o animal é abatido, a produção de ATP cessa, e o músculo fica sem energia para relaxar, ficando rígido. II. O declínio da rigidez do músculo é atribuído à degradação proteolítica por enzimas endógenas, sendo comumente referido como resolução do rigor mortis. III. A carne difere do músculo devido a uma série de alterações bioquímicas que são iniciadas ao final do processo de resolução do rigor mortis. IV. Quanto maior a proporção de fibras glicolíticas no músculo dos animais, maior será a queda no pH muscular após o abate.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais