Buscar

De um lado, 42 novos bilionários, em plena pandemia. De outro, a pobreza extrema não para de subir. A divulgação da nova lista da revista Forbes, c...

De um lado, 42 novos bilionários, em plena pandemia. De outro, a pobreza extrema não para de subir. A divulgação da nova lista da revista Forbes, com alta no número de bilionários no Brasil, acontece semanas depois de cenas de pessoas comprando ossos para fazer sopa gerarem comoção no país. O que explica tanta desigualdade? A maioria desses novos bilionários ascendeu ao posto graças à abertura de capital das suas empresas na bolsa — no chamado "boom" dos IPOs, na sigla em inglês para a operação. Eles se beneficiaram de uma conjuntura mundial favorável, com a abundância de liquidez nos mercados financeiros — especialmente os que se posicionam na área de tecnologia e saúde.

  

No mundo corporativo, estudos sociais e culturais são cada vez mais importantes e necessários ao novo profissional. Nesse sentido, fatores como distribuição de riqueza e desigualdade social, como abordado no texto, por exemplo, devem ser considerados. É válido que profissionais no ambiente de negócios saibam como identificar esses fatores para que sejam tomadas decisões de maneira mais estratégica, conforme objetivos organizacionais. 

 

Nesse sentido, considerando como pode ser mensurada a distribuição de riqueza e a desigualdade social por profissionais no mundo corporativo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Um dos coeficientes mais utilizados para medir a distribuição de riqueza e a desigualdade social em regiões é o índice de Gini, criado por um matemático chamado Corrado Gini.

 

PORQUE

 

II. O índice Gini é capaz de mensurar a má distribuição de renda no país ou em dada região, o acesso deficitário à educação, a administração ruim dos recursos públicos e a insuficiência de investimentos governamentais.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) 

As asserções I e II são proposições falsas.

D) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

E) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


Respostas

4 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. O índice de Gini é um coeficiente utilizado para medir a desigualdade social e a distribuição de renda em uma região ou país. Ele é capaz de mensurar a má distribuição de renda, o acesso deficitário à educação, a administração ruim dos recursos públicos e a insuficiência de investimentos governamentais. O índice foi criado pelo matemático italiano Corrado Gini.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina