Buscar

O jornalismo está em constante transformação, assim como a sociedade em que está inserido. Avanços tecnológicos, demandas sociais e paradigmas de g...

O jornalismo está em constante transformação, assim como a sociedade em que está inserido. Avanços tecnológicos, demandas sociais e paradigmas de governo são exemplos de transformações que alteram também as dinâmicas do campo. Considerando a pluralidade do jornalismo, Sousa (2002) apontou cinco modelos de funcionamento, considerando diferentes espaços sociais de circulação e produção. 



(SOUSA, J. P. Teorias da notícia e do jornalismo. Chapecó: Argos, 2002. Adaptado)



  



Considerando o contexto, AVALIE as afirmações seguintes.



 



I - O modelo autoritário de jornalismo é caracterizado por um forte controle estatal sobre a imprensa, com censura prévia e proibição de questionar o governo.



II - O modelo ocidental de jornalismo vigora principalmente em países democráticos e se baseia na garantia da liberdade de imprensa, independência dos jornais em relação ao Estado e outros poderes.



III - O modelo revolucionário de jornalismo busca fortalecer os governos e o status vigente, a partir da transparência na divulgação das informações estatais.

É correto o que se afirma em:

Aa) I, apenas.Bb) III, apenasCc) I e II, apenas.Dd) II e III, apenas,Ee) I, II e III

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) II e III, apenas. O modelo autoritário de jornalismo é caracterizado por um forte controle estatal sobre a imprensa, com censura prévia e proibição de questionar o governo, o que não é uma prática democrática. Já o modelo revolucionário de jornalismo não busca fortalecer os governos e o status vigente, mas sim questioná-los e buscar mudanças na sociedade. O modelo ocidental de jornalismo, por sua vez, vigora principalmente em países democráticos e se baseia na garantia da liberdade de imprensa, independência dos jornais em relação ao Estado e outros poderes, o que é fundamental para a manutenção da democracia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais