Buscar

Baseando-se nessa introdução, sobre comida como patrimônio e tensões com a legislação higiênico-sanitária, analise as afirmativas a seguir: I. Um ...

Baseando-se nessa introdução, sobre comida como patrimônio e tensões com a legislação higiênico-sanitária, analise as afirmativas a seguir:

I. Um dos conflitos centrais entre o queijo mineiro das regiões serranas e a legislação sanitária reside na exigência de que o leite seja pasteurizado e submetido à cura superior a 60 dias, porém esses queijos artesanais são feitos tradicionalmente com leite cru (sem pasteurização), consumidos frescos, ou “meia-cura” (entre 5 e 15 dias de maturação).
II. A Lei estadual n.º 14.185, de 2002, foi a primeira no Brasil a permitir o preparo de queijo não pasteurizado e com maturação inferior a 60 dias, o que terminou com as crises provocadas por repressões da fiscalização sanitária à comercialização dos queijos, que desencadeou uma mobilização social pelo queijo como referência secular da identidade na cultura alimentar mineira.
III. Os regulamentos da legislação sanitária detalham, com rigor, a estrutura do ambiente produtivo dos queijos e as etapas de produção e comercialização, mas os custos de tais exigências são muito elevados se comparados aos volumes produzidos e aos lucros obtidos pelos produtores com tradição centenária.
IV. As exigências higiênico-sanitárias sobre a produção artesanal do queijo mineiro aperfeiçoam a tradição centenária do preparo, sem alterar as características sensoriais do produto, por conta do uso de embalagens, condições de ventilação, umidade, temperatura e isolamento térmico do ambiente dentro das normas.
a) I e III, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

N2 - DIREITO APLICADO AOS NEGÓCIOS DE GASTRONOMIA
6 pág.

Gastronomia Centro Universitário SenacCentro Universitário Senac

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e III, apenas. A afirmativa I está correta, pois o conflito central entre o queijo mineiro das regiões serranas e a legislação sanitária reside na exigência de que o leite seja pasteurizado e submetido à cura superior a 60 dias, porém esses queijos artesanais são feitos tradicionalmente com leite cru (sem pasteurização), consumidos frescos, ou “meia-cura” (entre 5 e 15 dias de maturação). Já a afirmativa III também está correta, pois os regulamentos da legislação sanitária detalham, com rigor, a estrutura do ambiente produtivo dos queijos e as etapas de produção e comercialização, mas os custos de tais exigências são muito elevados se comparados aos volumes produzidos e aos lucros obtidos pelos produtores com tradição centenária. As afirmativas II e IV estão incorretas, pois a Lei estadual n.º 14.185, de 2002, não foi a primeira no Brasil a permitir o preparo de queijo não pasteurizado e com maturação inferior a 60 dias, e as exigências higiênico-sanitárias sobre a produção artesanal do queijo mineiro não aperfeiçoam a tradição centenária do preparo, mas sim alteram as características sensoriais do produto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais