Buscar

1) A família passa por transformações importantes em suas características e valores eleitos, A família passa por transformações importantes em suas...

1) A família passa por transformações importantes em suas características e valores eleitos,

A família passa por transformações importantes em suas características e valores eleitos, desde o Estado liberal até o democrático de Direito.

Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre as transformações ocorridas no Direito de Família e seus impactos nas questões relacionadas ao casamento e à dissolução da sociedade conjugal:

A) A figura do desquite existia até 1977, com o advento da lei do divórcio, que cria conceitos, efeitos e requisitos diferenciados para a separação e o divórcio, extinguindo o antigo desquite, que, em termos de efeitos, não tem relação nem com a separação nem com o divórcio.

B) Com a vigência da lei do divórcio, Lei n.o 6.515/1977, é abandonado o princípio da indissolubilidade do casamento, sendo garantida ampla e irrestrita autonomia aos cônjuges quanto à dissolução da sociedade conjugal, sendo agora o Estado não dirigente.

C) As antigas espécies de separação permitidas que não exigiam prazo para que pudessem ser requeridas e com efeitos de divórcio eram a separação por mútuo consentimento, sanção, remédio e falência, sendo o prazo exigido judicialmente.

D) A declaração de um culpado na separação e no divórcio acarretava em perdas patrimoniais como alimentos e partilha de bens e até mesmo pessoais, como o direito ao nome e sobre os filhos.

E) A repersonalização e a despatrimonialização são tendências do Direito de Família que estavam atreladas à família clássica do Código Civil de 1916, vinculada à religião, com fortes traços sacros.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Com a vigência da lei do divórcio, Lei n.o 6.515/1977, é abandonado o princípio da indissolubilidade do casamento, sendo garantida ampla e irrestrita autonomia aos cônjuges quanto à dissolução da sociedade conjugal, sendo agora o Estado não dirigente.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais