Buscar

Você é chamado pela Liga acadêmica de nutrição clínica para ministrar cursos extracurriculares e o tema é Nutrição Funcional. Os alunos já cursaram...

Você é chamado pela Liga acadêmica de nutrição clínica para ministrar cursos extracurriculares e o tema é Nutrição Funcional. Os alunos já cursaram cinco períodos do curso de Nutrição e estão entrando na área da nutrição clínica.

Segundo pesquisa realizada com os acadêmicos, existe um alto índice de alunos com dúvidas sobre a Nutrição Funcional. O curso vai ser um sábado e você tem pouco tempo para explicar o conteúdo.

a) Monte um esquema objetivo e simples para explicar o que é a Nutrição Funcional e faça um comparativo com a nutrição tradicional de forma gráfica.

b) Escreva quais são os princípios da Nutrição Funcional. Explique o que significa cada um dos princípios e de exemplos.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para explicar o que é a Nutrição Funcional e fazer um comparativo com a nutrição tradicional de forma gráfica, você pode utilizar um quadro comparativo. No lado esquerdo, coloque as características da nutrição tradicional, como foco na quantidade de nutrientes, na pirâmide alimentar e na contagem de calorias. No lado direito, coloque as características da nutrição funcional, como foco na qualidade dos alimentos, na individualidade bioquímica e na prevenção de doenças. b) Os princípios da Nutrição Funcional são: individualidade bioquímica, diversidade alimentar, equilíbrio nutricional, adequação digestiva e absorção, modulação hormonal e imunológica, desintoxicação e reposição nutricional. - Individualidade bioquímica: cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes, de acordo com seu perfil genético, estilo de vida e condições de saúde. - Diversidade alimentar: é importante variar a alimentação para garantir a ingestão de diferentes nutrientes e compostos bioativos. - Equilíbrio nutricional: é necessário equilibrar a ingestão de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais). - Adequação digestiva e absorção: é importante escolher alimentos que sejam bem tolerados pelo organismo e que sejam absorvidos adequadamente. - Modulação hormonal e imunológica: a alimentação pode influenciar o funcionamento do sistema hormonal e imunológico. - Desintoxicação: é importante escolher alimentos que ajudem a eliminar toxinas do organismo. - Reposição nutricional: é necessário repor nutrientes que possam estar em falta no organismo. Exemplos de aplicação dos princípios da Nutrição Funcional incluem a prescrição de alimentos específicos para indivíduos com intolerância à lactose, a recomendação de alimentos ricos em antioxidantes para prevenir doenças crônicas e a orientação para evitar alimentos processados e industrializados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais