Buscar

A forma verbal em destaque em cada alternativa está empregada corretamente, no que se refere à concordância padrão da língua portuguesa, em: a) C...

A forma verbal em destaque em cada alternativa está empregada corretamente, no que se refere à concordância padrão da língua portuguesa, em:


a) Coriza, cabeça pesada e irritação na garganta faz parte do quadro de sintomas do resfriado.
b) Entre as causas das ausências no trabalho, está o mal-estar característico de gripes e resfriados.
c) Dados de pesquisa divulgada pelo IBGE revela os principais motivos de faltas ao trabalho.
d) Em alguns casos, a gripe pode derrubar a pessoa por alguns dias, requer repouso, boa hidratação e, com a orientação profissional, uso de analgésicos e antitérmicos.

Essa pergunta também está no material:

Questões de Língua Portuguesa - Vunesp - 2014
7 pág.

Português Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Entre as causas das ausências no trabalho, está o mal-estar característico de gripes e resfriados." A forma verbal "está" concorda corretamente com o sujeito "o mal-estar característico de gripes e resfriados", que é singular. Nas demais alternativas, há erros de concordância verbal. Na alternativa A, o verbo "faz" deveria estar no plural, concordando com o sujeito composto "coriza, cabeça pesada e irritação na garganta". Na alternativa C, o verbo "revela" deveria estar no plural, concordando com o sujeito "dados de pesquisa divulgada pelo IBGE". Na alternativa D, o verbo "requer" deveria estar no plural, concordando com o sujeito composto "repouso, boa hidratação e, com a orientação profissional, uso de analgésicos e antitérmicos".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais