Buscar

Cerca de 12 semanas depois, o paciente, mesmo em terapia farmacológica otimizada, retorna ao consultório ainda com queixa de ascite. Nesse caso, co...

Cerca de 12 semanas depois, o paciente, mesmo em terapia farmacológica otimizada, retorna ao consultório ainda com queixa de ascite. Nesse caso, como diferenciar ascite refrataria de um cenário de má adesão ao tratamento? Caso realmente seja uma ascite refrataria, qual seria sua conduta perante a tal quadro clinico?

A ascite refrataria é definida como a ascite que persiste ou recorre mesmo após a terapia diurética otimizada.
Para diferenciar a ascite refrataria de um cenário de má adesão ao tratamento, é necessário avaliar a adesão do paciente ao tratamento e realizar exames para avaliar a presença de complicações da cirrose, como insuficiência hepática ou hipertensão portal.
Caso seja confirmada a presença de ascite refrataria, a conduta deve ser direcionada para o controle dos sintomas, com medidas como paracentese terapêutica, transplante hepático ou colocação de shunt intra-hepático portossistêmico.

Essa pergunta também está no material:

[Gastroenterologia] - Ascite e PBE - Revisão com caso clinico - Helano
5 pág.

Gastroenterologia Universidade Federal de Campina GrandeUniversidade Federal de Campina Grande

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para diferenciar a ascite refratária de um cenário de má adesão ao tratamento, é necessário avaliar a adesão do paciente ao tratamento e realizar exames para avaliar a presença de complicações da cirrose, como insuficiência hepática ou hipertensão portal. Caso seja confirmada a presença de ascite refratária, a conduta deve ser direcionada para o controle dos sintomas, com medidas como paracentese terapêutica, transplante hepático ou colocação de shunt intra-hepático portossistêmico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais