Buscar

Marc Bloch (1886-1944) escreveu o livro “Apologia da história ou o ofício do historiador”, uma das obras mais consultadas pelos profissionais da hi...

Marc Bloch (1886-1944) escreveu o livro “Apologia da história ou o ofício do historiador”, uma das obras mais consultadas pelos profissionais da história. Neste livro o autor aborda temas relacionados à história e à historiografia, em especial apresenta reflexões relacionadas aos homens, o tempo, a observação, a crítica e a análise histórica. Sobre as principais teses defendidas pelo referido autor na citada obra, assinale V para verdadeiro em F para falso nas afirmacoes que seguem: ( ) O passado é um dado que nada mais modificará, mas o conhecimento do passado é algo em progresso, que incessantemente se transforma e aperfeiçoa. ( ) A história busca fluxos de ondas causais e estas são múltiplas, assim como as causas dos fatos e dos fenômenos que se encontram postuladas. ( ) A história é busca e escolha; o tempo é meio e matéria concreta da história; o tempo permanecerá sempre rebelde, pois faltam medidas adequadas para variabilidade do seu ritmo. ( ) Os documentos e os testemunhos só falam se sabermos interrogá-los; toda investigação histórica supõe, desde seus primeiros passos, que a investigação já possui uma direção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

O passado é um dado que nada mais modificará, mas o conhecimento do passado é algo em progresso, que incessantemente se transforma e aperfeiçoa.
A história busca fluxos de ondas causais e estas são múltiplas, assim como as causas dos fatos e dos fenômenos que se encontram postuladas.
A história é busca e escolha; o tempo é meio e matéria concreta da história; o tempo permanecerá sempre rebelde, pois faltam medidas adequadas para variabilidade do seu ritmo.
Os documentos e os testemunhos só falam se sabermos interrogá-los; toda investigação histórica supõe, desde seus primeiros passos, que a investigação já possui uma direção.
A V – F – V – V.
B F – V – V – V.
C V - V - F – V.
D V- V – V – F.

Essa pergunta também está no material:

Memória e História Oral (MEH05)
14 pág.

Memória e História Oral UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta de respostas é a alternativa D: V-V-V-F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais