Buscar

Marlene Carvalho faz uma dura crítica às práticas de leitura que são realizadas em muitas escolas brasileiras. Segundo ela: "Aprender a ler como se...

Marlene Carvalho faz uma dura crítica às práticas de leitura que são realizadas em muitas escolas brasileiras. Segundo ela: "Aprender a ler como se fosse um ato mecânico, separado da compreensão é um desastre que acontece todos os dias. Estudar palavras soltas, sílabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia, resulta em desinteresse e rejeição em relação à escrita" (CARVALHO, M. Guia Prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2001, p. 11). Qual modelo de leitura a autora está criticando?


O método interativo de leitura, pois as crianças precisam primeiro aprender a decodificar para depois aprender a compreender.
O modelo psicolinguístico porque ele utiliza a semelhança sonora dos fonemas para apresentar novas palavras que devem ser copiadas várias vezes a fim de serem aprendidas como norma culta.
Modelo interativo, pois a criança não aprende a decodificar o texto e fica apenas lendo sílabas sem sentido para treinar os fonemas.
Modelo de decodificação porque ele é fundamentado na sonorização das palavras que se alcança lendo textos cujo reconhecimento dos fonemas é mais importante que a construção dos significados e da compreensão do texto.
O modelo interativo, pois ele propõe um diálogo que coloca em segundo plano a decodificação do texto que é um processo fundamental para o exercício da leitura.

Essa pergunta também está no material:

AV PARCIAl MET PRAT DE ALFABETIZAÇAO LETRAMENTO
4 pág.

Metodologia, Prática de Alfabetização e Letramento Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A autora Marlene Carvalho está criticando o modelo de decodificação, que é fundamentado na sonorização das palavras e que se alcança lendo textos cujo reconhecimento dos fonemas é mais importante que a construção dos significados e da compreensão do texto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais