Buscar

Sobre a ajuda estratégica em matemática, podemos fazer esta afirmação: A resolução de problemas matemáticos vem perdendo espaço no ensino de matem...

Sobre a ajuda estratégica em matemática, podemos fazer esta afirmação:

A resolução de problemas matemáticos vem perdendo espaço no ensino de matemática nos últimos anos. Os problemas matemáticos vêm ganhando ênfase nos últimos anos.
O professor deve propor ao aluno tipos variados de problemas, e é através da experiência que o aluno adquirirá a prática para interpretá-los. A variedade de problemas contribui para que o aluno vivencie várias representações. Através da prática sistemática, a automatização dos procedimentos tende a acontecer.
Uma vez que o indivíduo não tem o raciocínio matemático desenvolvido ou não conta com facilidade para fazer cálculos, deve voltar-se para outras áreas do conhecimento. O raciocínio matemático pode ser aprendido e favorecido através de estratégias e técnicas especiais.
Não existe correlação entre o nível de leitura dos alunos e o seu desempenho na resolução de problemas matemáticos. O nível de leitura está intimamente ligado à dificuldade de resolver problemas matemáticos, uma vez que a resolução destes depende da sua interpretação.
Inicia-se a resolução de um problema matemático pelos cálculos ou operações com os números apresentados no enunciado. É necessário, antes do início dos cálculos, que o aluno interprete o que é pedido no enunciado.

Essa pergunta também está no material:

Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo
3 pág.

Educação Inclusiva Faculdade BookplayFaculdade Bookplay

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação correta sobre a ajuda estratégica em matemática é: "O professor deve propor ao aluno tipos variados de problemas, e é através da experiência que o aluno adquirirá a prática para interpretá-los. A variedade de problemas contribui para que o aluno vivencie várias representações. Através da prática sistemática, a automatização dos procedimentos tende a acontecer." Isso porque a resolução de problemas matemáticos é fundamental para o ensino de matemática, e a variedade de problemas propostos pelo professor contribui para que o aluno desenvolva a habilidade de interpretá-los e resolvê-los. Além disso, a prática sistemática é importante para que o aluno automatize os procedimentos e desenvolva o raciocínio matemático.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais