Buscar

Durante todo o curso da doença e do tratamento, pode ocorrer deterioração das condições clínicas dos pacientes oncológicos, como pneumonias, infecç...

Durante todo o curso da doença e do tratamento, pode ocorrer deterioração das condições clínicas dos pacientes oncológicos, como pneumonias, infecções generalizadas, sepse, isquemias, insuficiência orgânica e até a falência múltipla de órgãos, levando esse paciente à condição de criticamente enfermo. A resposta orgânica à doença crítica é classicamente dividida em duas fases: a fase de refluxo, caracterizada pela síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS), e a de fluxo adaptação, caracterizada pela síndrome da antirresposta compensatória (CARS). Qual das alternativas abaixo apresenta as recomendações nutricionais para pacientes oncológicos adultos submetidos a transplante de células-tronco hematopoéticas?

A terapia nutricional no paciente oncológico adulto tem como objetivo a prevenção ou reversão do declínio do estado nutricional, assim como busca evitar a progressão para a caquexia e melhorar a qualidade de vida.
A via preferencial deve ser a oral, porém quando esta não for possível, indica-se o uso de sonda.
O suporte nutricional não deve ser usado rotineiramente em pacientes oncológicos, mesmo que estejam fazendo RXT ou QT, pois não interfere na resposta ao tratamento ou na redução da toxicidade relacionada à QT.
A nutrição enteral será indicada quando houver obstrução que impeça a deglutição, como nos cânceres de cabeça e pescoço e esofágico ou quando se espera a ocorrência de mucosite severa, como, por exemplo, na RXT.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) As afirmativas I, II e IV estão corretas. A terapia nutricional é importante para prevenir ou reverter o declínio do estado nutricional e melhorar a qualidade de vida do paciente oncológico adulto. A via preferencial deve ser a oral, mas quando não for possível, indica-se o uso de sonda. A nutrição enteral é indicada em casos de obstrução que impeça a deglutição ou quando se espera a ocorrência de mucosite severa, como na RXT. O suporte nutricional não deve ser usado rotineiramente em pacientes oncológicos, mesmo que estejam fazendo RXT ou QT, pois não interfere na resposta ao tratamento ou na redução da toxicidade relacionada à QT.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais