Buscar

Quais métodos são efetivos para encorajar o apego mãe-filho em ambiente de parto? Quais os efeitos do contato pele a pele imediato logo após o part...

Quais métodos são efetivos para encorajar o apego mãe-filho em ambiente de parto?
Quais os efeitos do contato pele a pele imediato logo após o parto?
Quais os efeitos da amamentação imediata em ambiente de parto?
Em que tempo logo após o parto a amamentação é mais efetiva?
Quais intervenções são efetivas para promover a amamentação imediatamente após o parto?

As evidências analisadas demonstram que o contato precoce pele-a-pele entre mãe e filho associado com sucção 30 a 70 minutos após o nascimento, se associou com maior duração da amamentação materna.
Um estudo de coorte realizado no Paquistão e publicado em 1995 estudou o comportamento de pré-alimentação de 46 recém-nascidos, através de reflexos como levar o dedo à boca ou girar a cabeça quando se toca a bochecha. Os resultados indicaram que crianças que tomam banho dentro de 17 minutos após o nascimento apresentam menos esses sinais do que as que tomam banho após 28,5 minutos desde o nascimento.
Uma RS publicada em 2003 que incluiu 17 estudos realizados em vários países, totalizando 806 pares de mães-bebês, avaliou algumas características do recém-nascido logo após o parto, principalmente o contato pele-a-pele, e suas repercussões. Concluiu-se que os recém-nascidos a termo e saudáveis agarram o mamilo espontaneamente e começam a mamar aproximadamente em 55 minutos após o nascimento e que, durante os primeiros 30 minutos, apenas lambem o mamilo. O aleitamento materno foi maior, 30 a 90 dias após o nascimento, entre as mães e crianças que mantiveram contato pele-a-pele imediato.
A Diretriz do NICE afirma que, embora o momento ideal para o recém-nascido iniciar a mamentação ainda não tenha sido estudado de maneira explícita, um estudo demonstrou algumas vantagens em relação ao início precoce da amamentação, incluindo melhora na relação mãe-filho e manutenção da temperatura do recém-nascido. Outros estudos foram incluídos, que são sumarizados a seguir.

Essa pergunta também está no material:

Diretriz Parto Normal
381 pág.

Obstetrícia Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para encorajar o apego mãe-filho em ambiente de parto, alguns métodos efetivos incluem o contato pele a pele imediato logo após o parto, a amamentação imediata em ambiente de parto e intervenções que promovam a amamentação imediatamente após o parto. O contato pele a pele imediato logo após o parto tem efeitos positivos no estabelecimento do vínculo mãe-filho, na regulação da temperatura corporal do recém-nascido, na estabilização da frequência cardíaca e respiratória, além de aumentar a duração da amamentação materna. A amamentação imediata em ambiente de parto também tem efeitos positivos, como a manutenção da temperatura do recém-nascido, a redução do risco de hemorragia pós-parto e a promoção do vínculo mãe-filho. A amamentação é mais efetiva quando iniciada dentro da primeira hora após o parto. Intervenções efetivas para promover a amamentação imediatamente após o parto incluem o contato pele a pele, a ajuda de profissionais de saúde treinados em amamentação e a oferta de suporte emocional e informacional às mães.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais