Buscar

Questão 2: Milhões de esferas ŕıgidas são atiradas no interior de uma caixa e se movem a partir desse instante confinadas à caixa e sem influê...

Questão 2: Milhões de esferas ŕıgidas são atiradas no interior de uma caixa e se movem a partir desse instante confinadas à caixa e sem influência de forças externas. Colisões ocorrem sem perda de energia mecânica. A distribuição da componente x das velocidades das esferas segue o histograma da figura 2, abaixo. A caixa é um cubo de aresta ℓ = 1 m, e cada esfera possui raio r = 0,1 mm e massa m = 1× 10−9 kg. Deixando resultados numéricos indicados em forma de fração (simplificando-os quando posśıvel!), responda os itens abaixo. a) (0,5) Calcule a velocidade média 〈vx〉 das esferas. b) (0,5) Calcule a energia cinética média 〈Kx〉 por esfera. c) (0,5) Qual a probabilidade P de que uma esfera tomada ao acaso se movimente no sentido positivo do eixo x? d) (1,0) As esferas estão em equiĺıbrio térmico (justifique)? Se sim, calcule a temperatura do conjunto. e) (0,5) O modelo cinético para o gás ideal deve descrever bem esse sistema sob o aspecto ter-modinâmico? Fundamente sua resposta apontando motivos ou realizando estimativas. Caso seja necessário, nos itens anteriores considere π = 3 e kB = R/NA ≈ 7/5× 1023 J/K.
a) Calcular a velocidade média 〈vx〉 das esferas.
b) Calcular a energia cinética média 〈Kx〉 por esfera.
c) Calcular a probabilidade P de que uma esfera tomada ao acaso se movimente no sentido positivo do eixo x.
d) Justificar se as esferas estão em equiĺıbrio térmico. Se sim, calcular a temperatura do conjunto.
e) Fundamentar se o modelo cinético para o gás ideal deve descrever bem esse sistema sob o aspecto ter-modinâmico.
Milhões de esferas ŕıgidas são atiradas no interior de uma caixa e se movem a partir desse instante confinadas à caixa e sem influência de forças externas.
Colisões ocorrem sem perda de energia mecânica.
A distribuição da componente x das velocidades das esferas segue o histograma da figura 2.
A caixa é um cubo de aresta ℓ = 1 m.
Cada esfera possui raio r = 0,1 mm e massa m = 1× 10−9 kg.
Deve-se calcular a velocidade média 〈vx〉 das esferas.
Deve-se calcular a energia cinética média 〈Kx〉 por esfera.
Deve-se calcular a probabilidade P de que uma esfera tomada ao acaso se movimente no sentido positivo do eixo x.
Deve-se justificar se as esferas estão em equiĺıbrio térmico.
Se as esferas estiverem em equiĺıbrio térmico, deve-se calcular a temperatura do conjunto.
Deve-se fundamentar se o modelo cinético para o gás ideal deve descrever bem esse sistema sob o aspecto ter-modinâmico.

Essa pergunta também está no material:

Física 2 UFPE - PROVA 3A UNIDADE - 2012.2 (RESOLVIDA)
3 pág.

Física II Universidade Federal de PernambucoUniversidade Federal de Pernambuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A velocidade média 〈vx〉 das esferas pode ser calculada pela área sob a curva do histograma dividida pelo número total de esferas. A área sob a curva é igual a 1, portanto, a velocidade média é igual a zero. b) A energia cinética média 〈Kx〉 por esfera pode ser calculada pela fórmula 〈Kx〉 = (1/2)mv², onde m é a massa da esfera e v é a velocidade média. Como a velocidade média é zero, a energia cinética média também é zero. c) A probabilidade P de que uma esfera tomada ao acaso se movimente no sentido positivo do eixo x pode ser calculada pela área sob a curva do histograma à direita de zero, dividida pela área total sob a curva. A área sob a curva à direita de zero é igual a 0,5, e a área total sob a curva é igual a 1, portanto, a probabilidade P é igual a 0,5. d) As esferas estão em equilíbrio térmico, pois a distribuição de velocidades segue a distribuição de Maxwell-Boltzmann, que é a distribuição de velocidades esperada para um gás em equilíbrio térmico. A temperatura do conjunto pode ser calculada pela fórmula T = (2/3)(〈Kx〉/k), onde k é a constante de Boltzmann. Como a energia cinética média é zero, a temperatura do conjunto também é zero. e) O modelo cinético para o gás ideal não descreve bem esse sistema sob o aspecto termodinâmico, pois as esferas estão confinadas em uma caixa, o que não é uma condição típica para um gás ideal. Além disso, as colisões entre as esferas são elásticas, o que também não é uma condição típica para um gás ideal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais