Buscar

José ajuizou ação de indenização por danos morais, materiais e estéticos em face de Pedro. O juiz competente, ao analisar a petição inicial, consid...

José ajuizou ação de indenização por danos morais, materiais e estéticos em face de Pedro. O juiz competente, ao analisar a petição inicial, considerou os pedidos incompatíveis entre si, razão pela qual a indeferiu, com fundamento na inépcia. Nessa situação hipotética, assinale a opção que indica o recurso que José deverá interpor.


A) Apelação, sendo facultado ao juiz, no prazo de cinco dias, retratar-se do pronunciamento que indeferiu a petição inicial.
B) Apelação, sendo os autos diretamente remetidos ao Tribunal de Justiça após a citação de Pedro para a apresentação de contrarrazões.
C) Apelação, sendo que o recurso será diretamente remetido ao Tribunal de Justiça, sem a necessidade de citação do réu para apresentação de contrarrazões.
D) Agravo de Instrumento, inexistindo previsão legal de retratação por parte do magistrado.

Essa pergunta também está no material:

24 pág.

Introdução ao Direito I Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

José deverá interpor o recurso de Agravo de Instrumento, tendo em vista que o juiz indeferiu a petição inicial com fundamento na inépcia, ou seja, considerou que os pedidos eram incompatíveis entre si. Nesse caso, o Agravo de Instrumento é o recurso cabível para impugnar a decisão interlocutória que indeferiu a petição inicial. A opção A está incorreta, pois o juiz não pode se retratar de decisão que indefere a petição inicial. A opção B está incorreta, pois a remessa dos autos ao Tribunal de Justiça só ocorre após a apresentação de contrarrazões pelo réu. A opção C também está incorreta, pois é necessário que o réu seja citado para apresentar contrarrazões.

0
Dislike1
User badge image

Leandro Machado

Art. 331 do CPC/2015 - "Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 5 (cinco) dias, retratar-se.

Portanto, a alternativa CORRETA é a LETRA [A) Apelação, sendo facultado ao juiz, no prazo de cinco dias, retratar-se do pronunciamento que indeferiu a petição inicial].


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais