Buscar

Sobre as conquistas sociais de igualdade e equiparações nas relações de trabalho, assinale o que é correto afirmar. O discurso de Karl Marx, sobre...

Sobre as conquistas sociais de igualdade e equiparações nas relações de trabalho, assinale o que é correto afirmar.

O discurso de Karl Marx, sobre Salário, Preço e Lucro (1865), revolucionou o pensamento capitalista ao desvendar a ideia de que as mercadorias produzidas possuem uma quantidade maior ou menor de esforço laboral e que isso não justifica para dimensionar a quantidade da contraprestação, o valor do salário devido.
A equiparação salarial é uma das maiores conquistas dos trabalhadores, afirmada mundialmente pela Convenção de Versailles. No Direito brasileiro, podemos afirmar corretamente que são suas características, completando-se as lacunas: Quantidade - idêntica função - mesmo empregador - mesma localidade.
A CLT protege o trabalhador brasileiro perante o trabalhador estrangeiro por meio da regra da proporcionalidade, que é obrigatória não só em relação à totalidade do quadro de empregados, como também em relação à correspondente folha de salários.
A simultaneidade não está expressamente prevista em lei, no entanto, é reconhecida tanto pela doutrina, quanto pela jurisprudência e consiste, basicamente, em: Trata-se da existência imposta ao empregador que tiver empregados que lhe prestem serviço ao mesmo tempo, simultaneamente, ao menos em alguma época ou em algum período, onde pelo menos um deles possa servir de modelo ou referência para os demais.
Todas estão corretas.
Apenas a primeira e a segunda estão corretas.
Apenas a segunda e a terceira estão corretas.
Apenas a terceira e a quarta estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

PROVA - LEGISLACAO TRABALHISTA
9 pág.

Legislação Trabalista UNIME de Lauro FreitasUNIME de Lauro Freitas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas a segunda e a terceira estão corretas." A primeira afirmação está incorreta, pois a teoria de Marx sobre o valor do trabalho não revolucionou o pensamento capitalista, mas sim o socialista. A quarta afirmação também está incorreta, pois a simultaneidade não é reconhecida pela lei trabalhista brasileira.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image