Logo Passei Direto
Buscar
O grupo lingüístico Kwa se destaca por: A) Pela superioridade numérica. B) Ser mais influente no Brasil. C) Pela superioridade bélica. D) Pela pouca contribuição na nossa língua.
User badge image
Leticia Barbosa Nascimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O grupo linguístico Kwa não se destaca por nenhuma das opções apresentadas. Na verdade, o grupo Kwa é um conjunto de línguas faladas em grande parte da África Ocidental, incluindo países como Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Togo. Essas línguas têm características comuns, como a presença de tons e a estruturação das frases. No Brasil, não há influência direta do grupo Kwa na nossa língua portuguesa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Ainda sobre o conceito de cultura, julgue as alternativas V, verdadeira e F, falsas e depois assinale a correta.
Se pensarmos historicamente, o termo cultura no século XVIII, segundo Raymond Willians (1979), significava a cultura de alguma coisa em geral, um exemplo: a cultura de produtos agrícolas, a cultura de animais. No século XIX, o termo cultura, passou a significar algo ligado às artes, a religião, as práticas e valores. No século XX é acrescentado ao conceito de cultua a ideia de que a cultura também se refere ao erudito, ao conhecimento, ao homem de letras, portanto, um conceito baseado no elitismo. Após as duas grandes guerras mundiais, o conceito de cultura se restringe e passa a ser visto como algo único, apenas uma cultura. O termo cultura se transforma ao longo do tempo e assume significados diferentes em diversos contextos históricos, portanto é dinâmico, construído e (re) construído. Assinale a alternativa correta.
( ) Se pensarmos historicamente, o termo cultura no século XVIII, segundo Raymond Willians (1979), significava a cultura de alguma coisa em geral, um exemplo: a cultura de produtos agrícolas, a cultura de animais.
( ) No século XIX, o termo cultura, passou a significar algo ligado às artes, a religião, as práticas e valores.
( ) No século XX é acrescentado ao conceito de cultua a ideia de que a cultura também se refere ao erudito, ao conhecimento, ao homem de letras, portanto, um conceito baseado no elitismo.
( ) Após as duas grandes guerras mundiais, o conceito de cultura se restringe e passa a ser visto como algo único, apenas uma cultura.
( ) O termo cultura se transforma ao longo do tempo e assume significados diferentes em diversos contextos históricos, portanto é dinâmico, construído e (re) construído.
A) V, V, V, F, V.
B) V, F, V, F, V.
C) V, F, F, F, V.
D) V, F, F, F, F.

Sobre as influências da dança africana no Brasil, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e depois marque a alternativa correspondente:
A sequência correta é:
( 1 ) Maracatu
( 2 ) Congada
( 3 ) Maculelê
( ) Acredita-se que tenha se originado de uma festa popular africana no século XVIII e aqui no Brasil tenha se desenvolvido nos canaviais de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.
( ) É uma mescla da cultura africana, branca e índia. Ocorre nas igrejas, portanto um evento essencialmente urbano. Seu enredo tem basicamente três temas: o encontro de Nossa Senhora do Rosário, a vida de São Benedito e a representação de Carlos Magno contra as invasões mouras.
( ) Em Pernambuco, é a expressão da cultura africana e afrodescendente. Essa dança cortejava os reis do Congo, eleitos pelos escravos, que eram coroados nas igrejas.
A) A sequência correta é 2, 1, 3.
B) A sequência correta é 3, 1, 2.
C) A sequência correta é 3, 2, 1.
D) A sequência correta é 1, 2, 3.

Sobre o sincretismo religioso, assinale as proposições corretas:
I- Vários historiadores, antropólogos, sociólogos se debruçam sobre o tema do sincretismo religioso e alguns, inclusive, o vêem de forma negativa como “aculturação”. Já Sérgio Ferreti (2006), vê no sincretismo religioso adotado pelo negro uma “estratégia de sabedoria”:
II- Hoje o sincretismo não se faz mais necessário, devido a liberdade de culto, mas algumas crenças africanas como a Umbanda mantém essa tradição, pois as práticas de rituais umbandistas são justamente baseadas na mistura da cultura indígena, africana e elementos do cristianismo.
III- Podemos observar que o sincretismo vai além da aproximação entre orixás e santos, os próprios membros das religiões afros participavam dos ritos e da vida na Igreja Católica. Várias festas católicas são reinterpretadas pelos praticantes das religiões afro brasileiras: No dia de São Bartolomeu, Exu é festejado; no dia de São Jorge, Ogum; no dia de Santa Bárbara, Iansã; para citar alguns.
A) A afirmativa II está correta.
B) As afirmativas I, II e III estão corretas.
C) As afirmativas I e II estão corretas.
D) As afirmativas II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina