Buscar

O racismo institucional é capaz de produzir uma falha coletiva de uma organização em prover um serviço apropriado e profissional às pessoas por cau...

O racismo institucional é capaz de produzir uma falha coletiva de uma organização em prover um serviço apropriado e profissional às pessoas por causa de sua cor, cultura ou origem étnica (GELEDES, 2013). Considerando o compromisso éticopolítico no combate ao racismo, assinale as atitudes que o/a assistente social pode ter para combater o racismo institucional nos equipamentos da política de assistência social:
I - Atualizar permanentemente informações sobre características da população segundo raça/cor e sexo/identidade de gênero – preferencialmente provocando essa questão como uma ação institucional e/ou da equipe.
II - Provocar a instituição quanto à necessidade de capacitação continuada (educação permanente) para as equipes, que incluam conteúdos de combate ao racismo institucional e acolhimento da diversidade.
III - Estimular a ampliação da representação negra, com equidade de gênero, nos diferentes mecanismos de participação e controle social nos diferentes setores da política.
a) I, II e III estão corretas.
b) I e II estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) I e III estão corretas.
e) nenhuma alternativa está correta.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO3 - Bloco 7 - Diversidade e Inclusão na Sociedade para Concurso Nacional Unificado - 2024
142 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) I, II e III estão corretas". As atitudes mencionadas são importantes para combater o racismo institucional nos equipamentos da política de assistência social. A atualização permanente de informações sobre características da população segundo raça/cor e sexo/identidade de gênero é importante para que a equipe possa compreender as demandas específicas desses grupos e atendê-los de forma adequada. A capacitação continuada para as equipes, que incluam conteúdos de combate ao racismo institucional e acolhimento da diversidade, é fundamental para que os profissionais estejam preparados para lidar com as situações de discriminação e preconceito. A ampliação da representação negra, com equidade de gênero, nos diferentes mecanismos de participação e controle social nos diferentes setores da política é importante para que haja uma maior representatividade e participação desses grupos nas decisões e ações da política de assistência social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais