Buscar

Em 2018, o Pleno do Supremo Tribunal julgou duas importantes ações, a ADI 4.275 e o RE 670.422, com repercussão geral (tema 761), ambas envolvendo ...

Em 2018, o Pleno do Supremo Tribunal julgou duas importantes ações, a ADI 4.275 e o RE 670.422, com repercussão geral (tema 761), ambas envolvendo direitos da personalidade das pessoas transgênero. Na oportunidade, ficou definido que as pessoas transgênero têm direito à alteração do prenome e do gênero
c) Alunos menores de dezoito anos podem solicitar o uso do nome social durante a matrícula ou a qualquer momento sem a necessidade autorização judiciária.
d) Alunos menores de dezoito anos podem solicitar o uso do nome social durante a matrícula ou a qualquer momento, por meio de seus representantes legais.
a) mediante procedimento administrativo ou judicial, desde que comprovem a realização de cirurgia de transgenitalização.
b) desde que o façam por meio de procedimento judicial, que exige comprovação da situação de transgênero por todos os meios de prova admitidos em direito.
c) mediante procedimento administrativo, mas o procedimento extrajudicial deve indicar no registro que se trata de pessoa transgênero, salvo decisão judicial em sentido diverso.
d) mediante procedimento administrativo ou judicial, não se exigindo para tanto nada além da sua manifestação de vontade.
e) mediante procedimento administrativo, de modo que fica vedada a discussão judicial.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO2 - Bloco 7 - Diversidade e Inclusão na Sociedade para Concurso Nacional Unificado - 2024
152 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) "Alunos menores de dezoito anos podem solicitar o uso do nome social durante a matrícula ou a qualquer momento, por meio de seus representantes legais." Isso porque, em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou as ações ADI 4.275 e RE 670.422, com repercussão geral (tema 761), e definiu que as pessoas transgênero têm direito à alteração do prenome e do gênero, sem a necessidade de comprovação de cirurgia de transgenitalização e sem a necessidade de autorização judicial. Além disso, a resolução nº 12/2015 do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT) estabelece que alunos menores de dezoito anos podem solicitar o uso do nome social durante a matrícula ou a qualquer momento, por meio de seus representantes legais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais