Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
2. Uma prancha homogênea de comprimento igual a 5,0 m e massa igual a 10,0 kg encontra-se apoiada nos pontos A e B, distantes 2,0 m entre si e equidistantes do ponto médio da prancha. Sobre a prancha estão duas pessoas, cada uma delas com massa igual a 50 kg. Observe a ilustração: Admita que uma dessas pessoas permaneça sobre o ponto médio da prancha. Nessas condições, calcule a distância máxima, em metros, que pode separar as duas pessoas sobre a prancha, mantendo o equilíbrio.

User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para que a prancha permaneça em equilíbrio, a soma dos momentos em relação a qualquer ponto da prancha deve ser igual a zero. Podemos escolher o ponto médio da prancha como referência, assim temos: ΣM = 0 Considerando a pessoa da esquerda como P1 e a pessoa da direita como P2, temos: P1 * d1 = P2 * d2 Onde d1 é a distância entre o ponto médio e P1, e d2 é a distância entre o ponto médio e P2. Como a prancha é homogênea, o centro de massa está localizado no ponto médio da prancha. Portanto, podemos calcular as distâncias d1 e d2 em relação ao ponto médio da prancha: d1 = 2,0 m - 1,25 m = 0,75 m d2 = 2,0 m + 1,25 m = 3,25 m Substituindo na equação acima, temos: 50 kg * 0,75 m = 50 kg * 3,25 m 37,5 m = 162,5 m Portanto, a distância máxima que pode separar as duas pessoas sobre a prancha, mantendo o equilíbrio, é de aproximadamente 4,33 metros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

5. Duas pequenas esferas de material plástico, com massas m e 3 m, estão conectadas por um fio de seda inextensível de comprimento a. As esferas estão eletrizadas com cargas iguais a +Q, desconhecidas inicialmente. Elas encontram-se no vácuo, em equilíbrio estático, em uma região com campo elétrico uniforme E, vertical, e aceleração da gravidade g, conforme ilustrado na figura. Considerando que, no Sistema Internacional (SI) de unidades, a força elétrica entre duas cargas q1 e q2, separadas por uma distância d, é dada por k (q1q2/d2), calcule a) a carga Q, em termos de g, m e E. b) a tração no fio, em termos de m, g, a, E e k.

a) Calcule a força que B exerce sobre a partícula.
b) Qual é a direção dessa força em relação à trajetória da partícula?
c) Que tipo de trajetória a partícula descreve? Justifique.

a) Explique por que a f.e.m. induzida na bobina é zero entre 0,1 s e 0,3 s.
b) Determine a máxima f.e.m. induzida na bobina.

Mais conteúdos dessa disciplina