Buscar

(Uem 2012) No século XVII, na Inglaterra, e no final do século XVIII, na França, ocorreram processos revolucionários que são conhecidos como revolu...

(Uem 2012) No século XVII, na Inglaterra, e no final do século XVIII, na França, ocorreram processos revolucionários que são conhecidos como revoluções burguesas. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Na França do Antigo Regime, o primeiro e o segundo estados, clero e nobreza detinham direitos exclusivos, tais como a isenção de pagamento de impostos.
02) Tanto na Inglaterra quanto na França, era disseminada a crença no caráter sagrado do poder dos reis.
04) Embora realizada em nome da liberdade e da igualdade, os revolucionários franceses mantiveram os privilégios jurídicos da nobreza.
08) A revolução gloriosa, no final do século XVII, estabeleceu a república na Inglaterra. Somente no início do século XVIII, a monarquia foi restaurada e se estabeleceu o parlamentarismo.
16) Na obra O Leviatã, Thomas Hobbes defendeu o primado da razão sobre a fé, o direito à autodeterminação dos povos e fez a defesa da república.

Essa pergunta também está no material:

lista-revoluc3a7c3a3o-francesa
10 pág.

História IFRO - Campus AriquemesIFRO - Campus Ariquemes

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 01) Na França do Antigo Regime, o primeiro e o segundo estados, clero e nobreza detinham direitos exclusivos, tais como a isenção de pagamento de impostos. A alternativa 02) está incorreta, pois na Inglaterra, a partir do século XVII, houve a limitação do poder real com a Revolução Gloriosa, que estabeleceu o parlamentarismo, e a crença no caráter sagrado do poder dos reis foi sendo substituída pela ideia de que o poder deveria ser exercido com base na vontade popular. A alternativa 04) está incorreta, pois a Revolução Francesa aboliu os privilégios jurídicos da nobreza. A alternativa 08) está incorreta, pois a Revolução Gloriosa, na Inglaterra, não estabeleceu a república, mas sim o parlamentarismo. A alternativa 16) está incorreta, pois Thomas Hobbes defendeu a ideia de que o Estado deveria ter poder absoluto para garantir a ordem e a segurança, e não o primado da razão sobre a fé ou a defesa da república.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais