Buscar

A ONG Caminhos da Esperança (Organização Não Governamental), situada na periferia de Fortaleza, tem por objetivo colaborar com o estado na formação...

A ONG Caminhos da Esperança (Organização Não Governamental), situada na periferia de Fortaleza, tem por objetivo colaborar com o estado na formação de cidadãos letrados. Para isso, ela organiza ciclos de debate para entender a história da comunidade e das pessoas que ali vivem. Além disso, essa ONG busca recursos governamentais e não governamentais e oferece à população ensino noturno para quem não teve acesso à escola na época devida.

Porém, como a mão de obra é escassa, ela contrata monitores que não têm graduação nas áreas de educação. Tais monitores, apesar da metodologia de envolvimento com a comunidade, desconhecem e não participam de formação específica na área de alfabetização e letramento. Dona Olga, a professora, utiliza uma velha cartilha nas suas aulas. Os alunos, mesmo motivados, não conseguem obter êxito na escrita e na leitura.

1) Considerando a situação dessa ONG, descreva os empecilhos que podem ocorrer na prática pedagógica da professora. Essa descrição pode ser apresentada em forma de tópicos comentados.

2) Descreva quais comportamentos da ONG estão adequados ao processo de alfabetização e letramento.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1) Os empecilhos que podem ocorrer na prática pedagógica da professora são: - Utilização de uma cartilha antiga, que pode não estar atualizada com as novas metodologias de ensino; - Falta de formação específica na área de alfabetização e letramento por parte dos monitores contratados; - Ausência de recursos didáticos adequados para o ensino; - Falta de acompanhamento pedagógico para avaliar o desempenho dos alunos e identificar possíveis dificuldades. 2) Os comportamentos da ONG que estão adequados ao processo de alfabetização e letramento são: - Organização de ciclos de debate para entender a história da comunidade e das pessoas que ali vivem, o que pode contribuir para a construção de um ensino mais contextualizado; - Busca de recursos governamentais e não governamentais para oferecer ensino noturno para quem não teve acesso à escola na época devida, o que pode contribuir para a inclusão social e educacional; - Metodologia de envolvimento com a comunidade, o que pode contribuir para a construção de um ensino mais participativo e colaborativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais