Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao emprego das lentes esféricas, assinale o que for incorreto.
01) A lupa é um instrumento óptico composto por uma lente convergente que forma imagens maiores de objetos vistos através dela, independentemente da distância em que esses objetos se encontram da lupa.
02) A câmera fotográfica é um dispositivo composto por um conjunto de lentes convergente.
04) O projetor de slides é um dispositivo composto por um conjunto de lentes convergentes que produzem imagens invertidas, reais e maiores, desde que os objetos a serem projetados estejam localizados entre o foco e o ponto antiprincipal da lente mais próxima a ele.
08) A luneta astronômica é um instrumento óptico composto basicamente por duas lentes convergentes, das quais uma forma imagens menores, reais e invertidas, localizadas entre o foco e o centro óptico da outra, que, por sua vez, forma imagens maiores, virtuais e direitas.
16) Lentes justapostas funcionam como se fossem uma única lente, cuja vergência é dada pela soma da vergência de cada uma delas.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a 01) A lupa é um instrumento óptico composto por uma lente convergente que forma imagens maiores de objetos vistos através dela, independentemente da distância em que esses objetos se encontram da lupa. Na verdade, a lupa forma imagens virtuais, direitas e maiores de objetos que estão próximos a ela, ou seja, a distância focal da lente é menor que a distância entre o objeto e a lente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa correta(s).
01) Um objeto é posicionado no eixo principal, a 36,0 cm de distância de um espelho esférico côncavo com raio de curvatura 50,0 cm. Com o objeto nesta posição, uma imagem real e menor do que o objeto é gerada.
02) Um espelho esférico convexo tem distância focal de 4,10 cm Quando um objeto é posicionado próximo ao eixo principal, a 10,0 cm do espelho (em frente à face refletora), uma imagem virtual e invertida é formada pelo espelho.
04) Em uma máquina fotográfica digital a luz emitida por um objeto a ser fotografado passa por lentes que conjugam uma imagem virtual projetada em um sensor localizado no fundo da câmera.
08) Uma pessoa possui um problema de visão e precisa usar óculos. Nos olhos desta pessoa, os objetos distantes, que emitem luz na forma de um feixe paralelo, têm suas imagens conjugadas pela córnea e pelo cristalino antes da retina. Para corrigir este tipo de problema é recomendado o uso de lentes divergentes.
16) Uma lanterna é construída utilizando-se um espelho esférico côncavo e uma lente convergente. A lâmpada possui um filamento incandescente muito pequeno. Esta lanterna emite um feixe de luz paralelo. Para isso o filamento da lâmpada é posicionado simultaneamente no foco-objeto da lente e no centro de curvatura do espelho.

Em seu último truque, o mágico Gafanhoto apresenta para a plateia do Circo da Física um sistema que contém um balão transparente e, dentro dele, um balão preto, no momento em que o ambiente é iluminado com uma luz verde comum. Com base no exposto acima e na figura, é correto afirmar que:
01) a informação 200 mw indica a energia da ponteira Laser verde.
02) um Laser pode causar sérios danos à saúde, principalmente aos olhos dos seres humanos.
04) o balão preto explode porque grande parte da luz Laser verde é absorvida por ele, enquanto o balão transparente reflete grande parte da luz Laser verde.
08) a energia dos fótons da luz Laser verde depende da frequência da luz.
16) com a mesma ponteira Laser verde seria, teoricamente, mais difícil explodir um balão interno na cor verde.
32) o princípio de funcionamento de um Laser é semelhante ao de uma lupa que concentra os raios de luz em um ponto.

Para a construção de uma máquina fotográfica simples, foram utilizadas uma câmara escura e uma lente. No interior da câmara, em uma de suas faces verticais, é colocado um filme sensível à luz visível. Na face oposta ao filme, é colocada uma lente com índice de refração maior que o índice de refração do ar. A lente pode ainda se afastar ou se aproximar do filme.
01) Se a câmara for usada no ar, a lente pode ser divergente.
02) Para obter imagens nítidas de um objeto infinitamente afastado e imerso no ar, a distância entre o filme e a lente deve ser igual à distância focal da lente, se essa for uma lente convergente.
04) Quando um objeto imerso no ar se aproxima de uma distância infinita à direção da câmara, a lente, que nesse caso deve ser convergente, deve ser afastada do filme para a obtenção de uma imagem nítida sobre o filme.
08) Quanto maior for a distância entre o objeto imerso no ar e a lente, menor deve ser a distância focal de uma lente convergente, para que o objeto possa ser focalizado nitidamente no filme.
16) Se essa máquina fotográfica for usada em um meio no qual o índice de refração seja maior que o da lente, a lente utilizada pode ser divergente.

Mais conteúdos dessa disciplina