Logo Passei Direto
Buscar
Uma fonte térmica foi utilizada na realização de experimentos de análise do comportamento térmico da água e do óleo de soja. Ao utilizar a fonte para aquecer certa massa de água, verificou-se uma elevação de 60 °C dessa substância. Desprezando as mudanças de estados de agregação, bem como as perdas de calor para o ambiente e considerando os valores dos calores específicos cágua = 1 cal/(g°C) e c(óleo de soja) = 0,5 cal/(g°C) constantes para as temperaturas consideradas, é correto dizer que a variação de temperatura sofrida pelo óleo de soja, em °C, com o triplo da massa da água durante o mesmo tempo de exposição à fonte térmica é

a) 90.
b) 40.
c) 180.
d) 10.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para resolver essa questão, vamos usar a relação entre calor, massa, calor específico e variação de temperatura. A fórmula básica é: \[ Q = m \cdot c \cdot \Delta T \] onde: - \( Q \) é o calor transferido, - \( m \) é a massa, - \( c \) é o calor específico, - \( \Delta T \) é a variação de temperatura. 1. Calor transferido para a água: - Vamos considerar que a massa da água é \( m \). - O calor específico da água é \( c_{\text{água}} = 1 \, \text{cal/(g°C)} \). - A variação de temperatura da água é \( \Delta T_{\text{água}} = 60 \, °C \). Portanto, o calor transferido para a água é: \[ Q = m \cdot 1 \cdot 60 = 60m \, \text{cal} \] 2. Calor transferido para o óleo de soja: - A massa do óleo de soja é \( 3m \) (triplo da massa da água). - O calor específico do óleo de soja é \( c_{\text{óleo}} = 0,5 \, \text{cal/(g°C)} \). - Vamos chamar a variação de temperatura do óleo de soja de \( \Delta T_{\text{óleo}} \). O calor transferido para o óleo de soja é: \[ Q = 3m \cdot 0,5 \cdot \Delta T_{\text{óleo}} = 1,5m \cdot \Delta T_{\text{óleo}} \] 3. Igualando os calores: Como o calor transferido para a água é igual ao calor transferido para o óleo de soja, temos: \[ 60m = 1,5m \cdot \Delta T_{\text{óleo}} \] Podemos simplificar \( m \) (desde que \( m \neq 0 \)): \[ 60 = 1,5 \cdot \Delta T_{\text{óleo}} \] 4. Resolvendo para \( \Delta T_{\text{óleo}} \): \[ \Delta T_{\text{óleo}} = \frac{60}{1,5} = 40 \, °C \] Portanto, a variação de temperatura sofrida pelo óleo de soja é de 40 °C. A alternativa correta é: b) 40.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para resolver esse problema, podemos utilizar a equação: Q = m * c * ΔT Onde Q é a quantidade de calor, m é a massa da substância, c é o calor específico e ΔT é a variação de temperatura. Para a água, temos: Qágua = mágua * cágua * ΔTágua E para o óleo de soja, temos: Qóleo = móleo * cóleo * ΔTóleo Sabemos que a quantidade de calor é a mesma para ambas as substâncias, pois elas foram aquecidas pelo mesmo tempo e pela mesma fonte térmica. Portanto: Qágua = Qóleo mágua * cágua * ΔTágua = móleo * cóleo * ΔTóleo Como queremos saber a variação de temperatura do óleo de soja com o triplo da massa da água, podemos escrever: móleo = 3 * mágua Substituindo na equação anterior, temos: mágua * cágua * ΔTágua = 3 * mágua * cóleo * ΔTóleo Simplificando, temos: ΔTóleo = ΔTágua * (cágua / (3 * cóleo)) Substituindo os valores, temos: ΔTóleo = 60 * (1 / (3 * 0,5)) ΔTóleo = 60 * (1 / 1,5) ΔTóleo = 40 Portanto, a variação de temperatura sofrida pelo óleo de soja, em °C, com o triplo da massa da água durante o mesmo tempo de exposição à fonte térmica é de 40°C. A alternativa correta é a letra b).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise o gráfico a seguir, que indica a variação da capacidade térmica de um corpo (C) em função da temperatura (i ). A quantidade de calor absorvida pelo material até a temperatura de 50 °C, em calorias, é igual a:

a) 500
b) 1500
c) 2000
d) 2200

Em uma tentativa de emular os diversos tipos de leite, uma indústria mistura água com uma certa quantidade de lipídios que é mostrada na tabela seguinte: TIPO DE LEITE LIPÍDIOS (a cada porção de 100 g de leite) Leite integral 3,5 gramas Leite semidesnatado 1,5 gramas Leite de vaca 3,7 gramas Leite de ovelha 6,2 gramas Leite materno 4,1 gramas Sabendo que o calor específico da água é maior que o do grupo de lipídios usados, concluímos, utilizando os princípios da calorimetria e apenas as informações da tabela, que, em quantidades iguais,

a) o leite de ovelha necessitaria de menos energia para chegar a 100 °C em relação aos demais.
b) quando todos forem submetidos a um aquecimento constante, o leite de vaca chegará a 100 °C mais rápido que os demais.
c) com os diversos tipos de leite no congelador, sob a mesma temperatura inicial, o leite semidesnatado atingirá o estado sólido primeiro em relação aos outros.
d) a proporção água com lipídios não interfere no processo de variação de temperatura.
e) todos os tipos de leite chegam a 100 °C no mesmo tempo, quando submetidos a um aquecimento constante, uma vez que essa variação depende, apenas, da fonte de energia térmica.

Dois blocos A e B, ambos do mesmo material, são colocados em contato no interior de um calorímetro ideal para que estejam isolados de influências externas. Considerando o calor específico do material (c), bem como considerando que a massa do bloco B (mB) é igual ao dobro da massa do bloco AA (m ); que a temperatura inicial do bloco B (TB) é igual ao triplo da temperatura inicial do bloco AA (T ) e que TA = 60 °C, pode-se afirmar que,quando alcançado o equilíbrio térmico do sistema,a temperatura de equilíbrio eq(T ) será igual a:

a) 420 °C.
b) 60 °C.
c) 180 °C.
d) 140 °C.
e) 120 °C.

Para aquecer 1L de água contida em um recipiente de capacidade térmica desprezível, uma pessoa dispõe de um aquecedor elétrico portátil cuja potência é de 1273W, quando submetido a uma tensão de 127V. Considere que toda a energia fornecida pelo aquecedor seja absorvida pela água. Nessas condições, calcule a variação de temperatura da água após o aquecedor inserido no recipiente ficar ligado por 165 segundos.

Mais conteúdos dessa disciplina