Buscar

Texto 1:   Texto 2: Consideremos sobre o valor dos Documentos oficiais no âmbito da Disciplina História. Nesse sentido, inicialmente, pon...

Texto 1:



 

Texto 2:

Consideremos sobre o valor dos Documentos oficiais no âmbito da Disciplina História. Nesse sentido, inicialmente, pontuamos que eles são extremamente relevantes para a produção de conhecimentos pertinentes às políticas públicas municipais, estaduais e federais. Tal tipologia documental é imprescindível aos que desejarem conhecer os avanços, os retrocessos, as falhas e as lacunas das políticas públicas do Brasil. Uma vez que queiramos produzir conhecimentos sobre as políticas do Estado para cultura, educação, saúde, meio ambiente, segurança, economia ou qualquer outra questão, então, teremos que fazer uso de tais documentos.

 

SALES, A. L; FRIEDRICH, V; ALMEIRA, V. F. C. Prática de Ensino: Documentos e Tecnologias Aplicadas ao Ensino de História. Maringá - PR.: Unicesumar, 2022 (adaptado).

 

Considerando os textos apresentados e o uso de documentos oficiais para o ensino da história, avalie as afirmações a seguir:

 

I. O texto 1, se traduzido nos resultados do Plano Real, mostra que de 1996 até 2018 a média de inflação é menor do que a inflação registrada no ano de 1996 e de 2002.

II. O texto 1, poderia ser utilizado em uma aula sobre a história do Brasil depois da redemocratização e o impacto que o Plano Real trouxe para a economia e a sociedade brasileira.

III. O ensino da história a partir de fontes oficiais, deve se valer de documentos e dados governamentais, assim é possível quantificar avanços ou retrocessos na esfera municipal, estadual ou federal.

IV. O ensino da história a partir de documentos oficiais tem o único objetivo de repassar informações do passado, sem pensar em uma identificação de espaços de melhorias do que foi feito no aspecto de políticas públicas.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Vanessa klock

A alternativa correta é a **(4)**, I, II e III.


A afirmação I está correta porque o texto 1 apresenta dados sobre a inflação no Brasil entre 1996 e 2018. Esses dados mostram que a média de inflação no período foi de 6,4%, sendo menor do que a inflação registrada no ano de 1996 (22,5%) e de 2002 (12,5%).


A afirmação II está correta porque o texto 1 pode ser utilizado para contextualizar o Plano Real, um dos principais marcos da história do Brasil depois da redemocratização. O Plano Real foi um plano econômico que teve como objetivo controlar a inflação e promover o crescimento econômico. O texto 1 mostra que o Plano Real foi, em parte, bem-sucedido nesse objetivo, já que a inflação foi controlada no período.


A afirmação III está correta porque os documentos oficiais são uma fonte importante para o ensino da história, pois fornecem dados e informações sobre o passado. Esses dados e informações podem ser utilizados para quantificar avanços ou retrocessos na esfera municipal, estadual ou federal.


A afirmação IV está incorreta porque o ensino da história a partir de documentos oficiais não tem apenas o objetivo de repassar informações do passado. Os documentos oficiais também podem ser utilizados para identificar espaços de melhorias do que foi feito no aspecto de políticas públicas.


Portanto, as afirmações I, II e III estão corretas. A afirmação IV está incorreta.


Aqui estão alguns exemplos de como os documentos oficiais podem ser utilizados no ensino da história:


* **Para contextualizar um evento histórico:** um documento oficial, como uma lei ou um decreto, pode ser utilizado para contextualizar um evento histórico, fornecendo informações sobre o contexto em que ele ocorreu.

* **Para analisar uma política pública:** um documento oficial, como um relatório ou uma planilha de dados, pode ser utilizado para analisar uma política pública, identificando seus objetivos, seus resultados e suas limitações.

* **Para promover a reflexão e o debate:** um documento oficial pode ser utilizado para promover a reflexão e o debate sobre um tema histórico, fornecendo informações para diferentes interpretações.


O uso de documentos oficiais no ensino da história é uma estratégia eficaz para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e interessante para os alunos.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais