Buscar

Analise o caso clínico-cirúrgico a seguir. Paciente, sexo masculino, 78 anos de idade, foi submetido à exérese da lesão com margens de 4 mm e a rec...

Analise o caso clínico-cirúrgico a seguir. Paciente, sexo masculino, 78 anos de idade, foi submetido à exérese da lesão com margens de 4 mm e a reconstrução realizada com enxerto. O laudo histopatológico revelou tratar-se de carcinoma espinocelular moderadamente diferenciado com margens livres. Após a retirada dos pontos, apresenta dificuldade em enrugar a fronte e elevar a sobrancelha no lado operado. Considerando esse quadro clínico-cirúrgico, é possível concluir:
A Para tentar evitar a lesão neural dessa região anatômica, deve-se realizar a dissecção em um plano superficial, acima da fáscia temporal superficial ou abaixo da gálea.
B Provavelmente não houve a secção neural completa, uma vez que o paciente não refere dor.
C Houve uma neuropraxia ou neurotmese do V par craniano.
D O risco de lesão neural nessa região é maior nas porções centrais da face do que nas porções laterais.
A
B
C
D

Essa pergunta também está no material:

Prova de Título dermato
299 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando o quadro clínico-cirúrgico apresentado, é possível concluir que a alternativa correta é a letra C: "Houve uma neuropraxia ou neurotmese do V par craniano". A dificuldade em enrugar a fronte e elevar a sobrancelha no lado operado sugere uma lesão do nervo facial, que é responsável por esses movimentos. No entanto, o nervo facial não é responsável pela inervação da testa, mas sim pelo nervo trigêmeo (V par craniano), que é responsável pela sensibilidade e motricidade da face. Portanto, a lesão do nervo trigêmeo é a causa mais provável dos sintomas apresentados pelo paciente.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina