Buscar

Paciente de 34 anos com queixa de dor lombar, na região glútea e nas coxas há 15 dias. Trabalhador braçal em frigorí co. Histórico clínico sem outr...

Paciente de 34 anos com queixa de dor lombar, na região glútea e nas coxas há 15 dias. Trabalhador braçal em frigorí co. Histórico clínico sem outras anormalidades. Apresenta sensibilidade, re exos, mobilidade, tro smo e força muscular dos membros inferiores normais. A manobra de Lasègue a direita, elevação do membro inferior a 60 graus na posição supina, refere dor na região lombar. No teste de carga axial, a compressão vertical sobre a cabeça do paciente desencadeia dor lombar. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao manejo deste caso:

A Solicitar ressonância magnética da coluna lombar para investigar os sinais de compressão radicular identificados no exame físico.
B Solicitar radiografia de coluna lombar para afastar fratura e/ou artrose.
C Solicitar radiografia de coluna lombar e VHS para descartar infecção ou neoplasia.
D Solicitar exames complementares não é necessário pela suspeita de lombalgia inespecífica aguda.
E Recomendar repouso por 30 dias e fisioterapia pois tais medidas aceleram a recuperação.

Essa pergunta também está no material:

Doenças da Coluna VertebraL orto
74 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando o quadro clínico apresentado, a alternativa correta é a letra B - Solicitar radiografia de coluna lombar para afastar fratura e/ou artrose. A radiografia é um exame de imagem que pode ajudar a identificar fraturas, desvios posturais e artroses, que podem ser a causa da dor lombar. Além disso, é um exame de baixo custo e de fácil acesso, sendo um dos primeiros exames a serem solicitados em casos de dor lombar. A ressonância magnética é um exame mais complexo e caro, que pode ser solicitado em casos de suspeita de compressão radicular ou hérnia de disco, por exemplo. Já a opção C, solicitar radiografia de coluna lombar e VHS para descartar infecção ou neoplasia, não é a primeira opção de exame a ser solicitado em casos de dor lombar inespecífica aguda. A opção D, solicitar exames complementares não é necessário pela suspeita de lombalgia inespecífica aguda, não é a melhor opção, pois a radiografia pode ser útil para afastar outras causas de dor lombar. A opção E, recomendar repouso por 30 dias e fisioterapia pois tais medidas aceleram a recuperação, pode ser uma opção de tratamento, mas não é a primeira opção a ser considerada, principalmente se houver suspeita de fratura ou artrose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina