Buscar

Questão II – Análise Crítica e Capacidade Interpretativa - Alternativas Falsas: Item A: Correção: Ambos os conceitos estão errados! Orientação para...

Questão II – Análise Crítica e Capacidade Interpretativa - Alternativas Falsas:
Item A: Correção: Ambos os conceitos estão errados! Orientação para vendas significa que o propósito da empresa é vender o que fabrica e não vender o que o mercado (o cliente) deseja. A preocupação é com o curto prazo não com o longo prazo, não importando se o cliente ficou ou não satisfeito. Essa orientação estratégica era dominante nas empresas globais até a Segunda Guerra Mundial (na verdade, contribuiu muito para que houvesse essa guerra, que foi, inicialmente, uma disputa por mercados consumidores entre os Aliados para alimentar o modelo vigente comercial de suas grandes corporações). Esse modelo gerava produtos indiferenciados e de baixo custo. “Orientação para o cliente” significa que o propósito da empresa envolve diferenciar produtos por segmento, em uma estratégia de penetração de nicho e de fidelização. O objetivo central é a satisfação, a partir da melhor qualidade e opção de compra que vigorava na “Era” anterior. Essa orientação estratégica em vendas ganhou força e passou a ser um fenômeno global apenas na década de 1960, até a década de 1990. Apenas a partir de 1990, sobretudo nos anos 2000, que passou a vigorar, em algumas empresas, o pensamento de estratégia na “orientação de agregar valor intangível ao processo produtivo”, convidando o cliente (ou seus representantes) para ajudar no processo produtivo e criativo, gerando produtos que se encaixassem nos desejos ainda não manifestados da maior parte da população. O objetivo foi gerar encantamento e soluções práticas para demandas que ainda estão na iminência de surgir na sociedade. Todas essas tendências afetaram grandemente as empresas e o gerenciamento mercadológico de cada época.
Item B: Correção: O conceito passado na questão foi o de Macroambiente. Para corrigir a questão bastaria trocar Microambiente por Macroambiente no trecho: “No Microambiente, a tarefa da administração de marketing é tentar antever e se proteger das grandes forças que irão afetar todo o setor e as demais empresas. Essas forças são: forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais”.
Item E: Correção: A primeira parte da questão está correta. Contudo, o conceito de Capital Intelectual está equivocado. Capital Intelectual é o somatório de pessoas qualificadas dentro de uma organização com capacidades profissionais, de mercado e de interpretação de tendências que podem ser usadas para realizar a leitura de situações abstratas e desenvolver alternativas de posicionamento estratégico. Essas pessoas possuem não apenas experiência neste mercado, mas sim, insights importantes e a habilidade para os pôr em prática quando necessário, um misto de capacitação, competência, oportunidade e iniciativa. Por isso, esse grupo de pessoas é tão importante e de difícil mensuração de valor.
Item H: Correção: Todas as proposições se relacionam com iniciativas legítimas dos clientes em tentar satisfazer as suas necessidades de informações para efetuarem uma compra ou um consumo de menor risco e maior potencial de satisfação. A partir dessas fontes, os clientes podem identificar várias marcas de um produto ou serviço que poderiam satisfazer as suas necessidades.
Item A (V) (F) (Nulo)
Item F (V) (F) (Nulo)
Item B (V) F) (Nulo)
Item G (V) (F) (Nulo)
Item C (V) (F) (Nulo)
Item H (V) F) (Nulo)
Item D (V) F) (Nulo)
Item I (V) (F) (Nulo)
Item E (V) (F) (Nulo)
Item J (V) (F) (Nulo)

Essa pergunta também está no material:

1 pág.

Gerência de Vendas Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa falsa é a seguinte: Item B: Correção: O conceito passado na questão foi o de Macroambiente. Para corrigir a questão bastaria trocar Microambiente por Macroambiente no trecho: “No Microambiente, a tarefa da administração de marketing é tentar antever e se proteger das grandes forças que irão afetar todo o setor e as demais empresas. Essas forças são: forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais”. O conceito correto é que no Microambiente, a tarefa da administração de marketing é tentar antever e se proteger das forças que afetam diretamente a empresa, como fornecedores, intermediários, concorrentes e clientes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais