Buscar

Considerando os diversos aspectos relacionados ao controle de qualidade no laboratório de análises clínicas, inclusive os previstos na RDC n.º 302,...

Considerando os diversos aspectos relacionados ao controle de qualidade no laboratório de análises clínicas, inclusive os previstos na RDC n.º 302, assinale a opção correta. a. Para realizar o controle interno de qualidade, o laboratório deve utilizar amostras produzidas no próprio laboratório exclusivamente para esse fim. b. As amostras submetidas ao controle interno de qualidade devem ser analisadas de acordo com métodos desenvolvidos especialmente para esse controle. Corretac. Os métodos para a análise de um mesmo tipo de amostra utilizados para controle externo de qualidade e para controle interno de qualidade devem ser iguais. d. O laboratório clínico somente é obrigado a participar de ensaios de proficiência para testes de sorologia para HIV. e. Formas alternativas descritas na literatura não podem ser utilizadas, para controle interno, desde que permitam a avaliação da precisão do sistema analítico.

a. Para realizar o controle interno de qualidade, o laboratório deve utilizar amostras produzidas no próprio laboratório exclusivamente para esse fim.
b. As amostras submetidas ao controle interno de qualidade devem ser analisadas de acordo com métodos desenvolvidos especialmente para esse controle.
c. Os métodos para a análise de um mesmo tipo de amostra utilizados para controle externo de qualidade e para controle interno de qualidade devem ser iguais.
d. O laboratório clínico somente é obrigado a participar de ensaios de proficiência para testes de sorologia para HIV.
e. Formas alternativas descritas na literatura não podem ser utilizadas, para controle interno, desde que permitam a avaliação da precisão do sistema analítico.

Essa pergunta também está no material:

CursoGESTÃO LABORATORIAL E CONTROLE DE QUALIDADE unidade 1
5 pág.

Gestão de Laboratorio Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é a letra C: "Os métodos para a análise de um mesmo tipo de amostra utilizados para controle externo de qualidade e para controle interno de qualidade devem ser iguais". Isso significa que o método utilizado para o controle interno de qualidade deve ser o mesmo utilizado para o controle externo de qualidade, que é realizado por um laboratório de referência. Dessa forma, é possível garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados obtidos pelo laboratório de análises clínicas. As demais opções estão incorretas, pois o controle interno de qualidade pode utilizar amostras de origem externa, não é necessário desenvolver métodos específicos para esse controle, o laboratório deve participar de ensaios de proficiência para diversos testes e formas alternativas descritas na literatura podem ser utilizadas para o controle interno, desde que sejam validadas e permitam a avaliação da precisão do sistema analítico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais