Ed
há 4 meses
A Lei de Raoult estabelece que a pressão de vapor de um componente em uma solução é igual à fração molar desse componente na fase líquida multiplicada pela pressão de vapor do componente puro a uma determinada temperatura. A expressão matemática que descreve a Lei de Raoult é: \[ P = y_i \cdot P_{i}^{sat} \] onde: - \( P \) é a pressão total do sistema, - \( y_i \) é a fração molar do componente \( i \) na fase vapor, - \( P_{i}^{sat} \) é a pressão de vapor do componente \( i \) puro. Além disso, a relação entre as frações molares na fase líquida (\( x_i \)) e na fase vapor (\( y_i \)) pode ser expressa como: \[ y_i = \frac{x_i \cdot P_{i}^{sat}}{P} \] Essa relação é fundamental para entender o comportamento de misturas em equilíbrio líquido-vapor.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
ano passado
A Lei de Raoult descreve o comportamento de sistemas em equilíbrio líquido-vapor, relacionando as frações molares dos componentes na fase líquida e na fase vapor com as pressões de vapor dos componentes puros e a pressão total do sistema. A expressão matemática que descreve quantitativamente a Lei de Raoult é dada por: yi = xi . P, onde yi representa a fração molar do componente i na fase vapor, xi representa a fração molar do componente i na fase líquida e P é a pressão total do sistema.
Ed
ano passado
A expressão matemática que descreve quantitativamente a Lei de Raoult é dada por: yi . Pisat = xi . P. Nessa expressão, "yi" representa a fração molar do componente i na fase vapor, "Pisat" é a pressão de vapor do componente i puro na temperatura do sistema, "xi" é a fração molar do componente i na fase líquida e "P" é a pressão total do sistema.