Buscar

O professor alfabetizador passa por vários desafios já que nos dias atuais a sociedade tem atribuído ao professor a grande responsabilidade em sana...

O professor alfabetizador passa por vários desafios já que nos dias atuais a sociedade tem atribuído ao professor a grande responsabilidade em sanar as carências intelectuais dos alunos e evitar que estes sejam futuros analfabetos funcionais. Nesta busca constante por novos métodos e práticas pedagógicas o professor tem visto a alfabetização como uma fase distinta, que requer mais conhecimentos específicos na área.
Assinale as alternativas usando V (verdadeira) e F (falso)
a- O professor alfabetizador tem a função de mediar este processo, e propor desafios por meio de atividades planejadas com intencionalidade pedagógica. Assim, aos poucos o educando faz suas descobertas e constrói suas hipóteses.( )
b- Esse processo exige muito empenho do professor, além de tempo para que esse pensamento seja construído. O segundo requisito para alfabetização é a criança ser capaz de poder diferenciar as letras. Existem letras no sistema alfabético que tem sons parecidos, logo, o professor precisa explicar para as crianças que as letras não são parecidas com os objetos do cotidiano ( )
c- Quando se inicia a alfabetização, primeiramente o professor precisa ter clareza de que o processo de aprendizagem é diferente para cada criança, de acordo com sua maturidade e vivências, cada criança vai se apresentando em etapas desiguais. ( )
d- É importante observar que o processo de desenvolvimento formal da criança está em construção sendo assim, no processo da escrita e leitura ela necessita que o educador a estimule, e medie sua construção de escrita de forma progressiva dentro de um ambiente alfabetizador. ( )

V; V; V e V
V; F; V e F
V; V; F e F
F; F; F e V

Essa pergunta também está no material:

teste 01 alfabetização
10 pág.

Metodologia da Alfabetização Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: V; V; F e F. Justificativa: a- Verdadeira. O professor alfabetizador tem a função de mediar o processo de alfabetização, propondo desafios por meio de atividades planejadas com intencionalidade pedagógica, para que o educando faça suas descobertas e construa suas hipóteses. b- Verdadeira. O processo de alfabetização exige muito empenho do professor, além de tempo para que o pensamento seja construído. O segundo requisito para alfabetização é a criança ser capaz de diferenciar as letras. Existem letras no sistema alfabético que têm sons parecidos, logo, o professor precisa explicar para as crianças que as letras não são parecidas com os objetos do cotidiano. c- Falsa. O processo de aprendizagem é diferente para cada criança, de acordo com sua maturidade e vivências, mas isso não significa que o professor precisa ter clareza de que o processo de aprendizagem é diferente para cada criança quando se inicia a alfabetização. d- Falsa. O processo de desenvolvimento formal da criança está em construção, sendo assim, no processo da escrita e leitura, ela necessita que o educador a estimule e medie sua construção de escrita de forma progressiva dentro de um ambiente alfabetizador, mas isso não significa que é importante observar que o processo de desenvolvimento formal da criança está em construção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais