Em relação aos três aspectos das formas históricas de organização do trabalho didático, é correto afirmar:
a) Se apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras. b) Se todas as assertivas são falsas. c) Se todas as assertivas são verdadeiras d) Se apenas as assertivas I, III e V são verdadeiras. (correta) e) Se apenas as assertivas I, II e V são verdadeiras.
Nesse sentido em relação ao Projeto Político Pedagógico, pode-se afirmar que: a) O Projeto Político Pedagógico refere-se a um plano restrito e específico da instituição, é elaborado apenas pelo Diretor ou Coordenador da Escola. b) É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade, como um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação. Envolve uma construção coletiva de conhecimento entre todos os envolvidos no âmbito escolar, precisa ser construído participativamente, como uma tentativa de resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento. (correta) c) A principal possibilidade da construção do projeto pedagógico é não dar autonomia à escola de poder delinear sua proposta, e sim, tem uma característica genérica para todas as instituições educacionais. d) O Projeto Político Pedagógico refere-se a um plano restrito e específico da instituição, é elaborado pelo Diretor ou Coordenador da Escola de acordo com a comunidade escolar na qual os alunos pertencem. e) Envolve uma construção coletiva de conhecimento entre todos os envolvidos no âmbito escolar, não precisa ser construído de acordo com as orientações dos coordenadores, como uma tentativa de resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento.
Em relação a ideia manifestada pela especialista francesa no texto acima e a formação e prática do professor em sala de aula, depreende-se que este deve a) relacionar os saberes científicos aos saberes da ação, o que lhe permite fazer opções pedagógicas, e, ao aplicar domínios disponibilizados pela teoria, interferir nos objetivos definidores do conhecimento literário. (correta) b) atualizar sua competência, ao discutir, por exemplo, obras com as quais não teve contato em sua formação, o que permite uma relação simétrica entre professor e aluno, condição indispensável na análise crítica de obras literárias. c) reconhecer as diferenças entre o domínio das teorias e os métodos de ensino de literatura, mas concebê-los como irrelevantes frente ao acompanhamento do progresso e das dificuldades dos alunos em leitura de obras literárias. d) usar com competência, durante o ano, todo o livro didático, o qual proporciona o domínio teórico necessário para abordar o historicismo literário, indispensável ao entendimento de obras de quaisquer gênero e época. conceber a formação teórica como instância de abstrações, composta de generalizações e conceitos obrigatórios nos curriculares universitários, mas distanciada da prática escolar.