Logo Passei Direto
Buscar
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
- A avaliação da aprendizagem ganhou um espaço tão amplo nos processos de ensino que nossa prática educativa escolar passou a ser direcionada por uma “pedagogia do exame”.
PORQUE
No processo de avaliação do ensino e da aprendizagem da maioria das escolas brasileiras, predomina a utilização da avaliação diagnóstica em detrimento da classificatória.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. (correta)
User badge image
Didaticamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as asserções: 1. Primeira asserção: "A avaliação da aprendizagem ganhou um espaço tão amplo nos processos de ensino que nossa prática educativa escolar passou a ser direcionada por uma 'pedagogia do exame'." - Essa afirmação é verdadeira, pois realmente a avaliação muitas vezes se torna central na prática educativa, levando a uma ênfase excessiva em exames. 2. Segunda asserção: "No processo de avaliação do ensino e da aprendizagem da maioria das escolas brasileiras, predomina a utilização da avaliação diagnóstica em detrimento da classificatória." - Essa afirmação é falsa, pois, na maioria das escolas brasileiras, a avaliação classificatória ainda predomina, e não a diagnóstica. Agora, analisando as alternativas: a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. - FALSO, pois a segunda é falsa. b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. - FALSO, pois a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. - FALSO, pois a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. - VERDADEIRO, pois a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. Portanto, a alternativa correta é: d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A opção correta é a letra D: a primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. A avaliação da aprendizagem ganhou um espaço tão amplo nos processos de ensino que nossa prática educativa escolar passou a ser direcionada por uma “pedagogia do exame”, o que é verdadeiro. No entanto, a segunda asserção é falsa, pois a avaliação classificatória ainda é amplamente utilizada nas escolas brasileiras, muitas vezes em detrimento da avaliação diagnóstica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A democracia na gestão de uma instituição escolar pode ser definida como um processo político no qual as pessoas atuam na e sobre as escolas identificam problemas, discutem, deliberam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola, na busca de solução para aqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das especificidades técnicas de diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito as normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola. Com base no texto apresentado, conclui-se que a democracia na gestão da educação

a) Propicia a criação de uma cultura institucional critico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas; Pressupões a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos;
b) Implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos; Propicia a criação de uma cultura institucional critico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas; Efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação. (correta)
c) Pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos; Implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos
d) Efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação; Propicia a criação de uma cultura institucional critico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas.

Nesse sentido em relação ao Projeto Político Pedagógico, pode-se afirmar que:
a) O Projeto Político Pedagógico refere-se a um plano restrito e específico da instituição, é elaborado apenas pelo Diretor ou Coordenador da Escola.
b) É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade, como um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação. Envolve uma construção coletiva de conhecimento entre todos os envolvidos no âmbito escolar, precisa ser construído participativamente, como uma tentativa de resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento. (correta)
c) A principal possibilidade da construção do projeto pedagógico é não dar autonomia à escola de poder delinear sua proposta, e sim, tem uma característica genérica para todas as instituições educacionais.
d) O Projeto Político Pedagógico refere-se a um plano restrito e específico da instituição, é elaborado pelo Diretor ou Coordenador da Escola de acordo com a comunidade escolar na qual os alunos pertencem.
e) Envolve uma construção coletiva de conhecimento entre todos os envolvidos no âmbito escolar, não precisa ser construído de acordo com as orientações dos coordenadores, como uma tentativa de resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento.

Em relação a ideia manifestada pela especialista francesa no texto acima e a formação e prática do professor em sala de aula, depreende-se que este deve
a) relacionar os saberes científicos aos saberes da ação, o que lhe permite fazer opções pedagógicas, e, ao aplicar domínios disponibilizados pela teoria, interferir nos objetivos definidores do conhecimento literário. (correta)
b) atualizar sua competência, ao discutir, por exemplo, obras com as quais não teve contato em sua formação, o que permite uma relação simétrica entre professor e aluno, condição indispensável na análise crítica de obras literárias.
c) reconhecer as diferenças entre o domínio das teorias e os métodos de ensino de literatura, mas concebê-los como irrelevantes frente ao acompanhamento do progresso e das dificuldades dos alunos em leitura de obras literárias.
d) usar com competência, durante o ano, todo o livro didático, o qual proporciona o domínio teórico necessário para abordar o historicismo literário, indispensável ao entendimento de obras de quaisquer gênero e época. conceber a formação teórica como instância de abstrações, composta de generalizações e conceitos obrigatórios nos curriculares universitários, mas distanciada da prática escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina