Buscar

Qual afirmativa traz o conceito de analogia mais adequado à teoria de Bobbio? A. decisão, por meio de recurso, às práticas sociais que sejam unifor...

Qual afirmativa traz o conceito de analogia mais adequado à teoria de Bobbio?
A. decisão, por meio de recurso, às práticas sociais que sejam uniformes e continuadas e que possuam previsão de necessidade jurídica.
B. existindo relevante semelhança entre dois casos, as consequências jurídicas atribuídas a um caso já regulamentado deverão ser atribuídas também a um caso não regulamentado.
C. através da semelhança entre dois casos, o intérprete deve abrir mão da aplicação de uma norma para aplicar aquela que lhe pareça a mais justa, mesmo que a norma não se refira especificamente ao caso em análise.
D. raciocínio em que se produz, como efeito, a extensão de uma norma jurídica para casos não previstos por esta.
E. subsunção de um caso (premissa menor) a uma norma jurídica (premissa maior) de forma a permitir uma conclusão lógica e necessária.

Essa pergunta também está no material:

Hermenêutica e Argumentação Jurídica
7 pág.

Hermenêutica e Hermenêutica Jurídica Faculdade La SalleFaculdade La Salle

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que traz o conceito de analogia mais adequado à teoria de Bobbio é a opção B: "existindo relevante semelhança entre dois casos, as consequências jurídicas atribuídas a um caso já regulamentado deverão ser atribuídas também a um caso não regulamentado."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais