Controle estatístico do processo (CEP) é uma ferramenta que atua na prevenção de defeitos, melhoria da qualidade de processos, produtos e redução de custos por meio de métodos estatísticos. Sobre controle estatístico do processo, avalie as afirmações a seguir. I. O controle estatístico do processo estabelece a utilização da informação para detectar e caracterizar as causas que geram instabilidade no processo. II. O controle estatístico do processo atua nas causas comuns de defeitos e não nas causas especiais. III. A variabilidade de um processo é um conjunto de diferenças nas variáveis que são inerentes ao processo como comprimentos, pesos, densidades, etc. É CORRETO o que se afirma em
A) II e III, apenas. B) I, apenas. C) II, apenas. D) I e III, apenas. E) I, II e III.
As Normas do Sistema de Gestão da Qualidade da série ISO-9000, estão previstas para serem revisadas de quanto em quanto tempo. (Observar que este propósito acabou variando com o tempo):
A) A cada 03 anos B) De ano em ano C) A cada 05 anos D) A cada 07 anos E) A cada 10 anos
A) Uma das finalidades do Ciclo PDCA é a execução dos projetos (Do), criados com o intuito de monitorar todos os processos ambientais do empreendimento. B) O PDCA tem por objetivo a melhoria contínua de apenas uma das etapas do processo de licenciamento ambiental. C) Marcada pelo aluno No ciclo PDCA, o eixo responsável pela execução (Do), onde tudo aquilo previamente planejado é executado, gera a necessidade de avaliar a qualidade do que está sendo feito e nos leva à etapa do processo de checagem (check), que consiste na etapa de monitoramento dos processos executados. D) O ciclo PDCA tem seu início pela etapa de planejamento (Plan). Nessa etapa, o objetivo é focar na parte de ação do ciclo, ou seja, na implantação do projeto. E) O modelo do Ciclo PDCA apesar de bastante utilizado é considerado difícil de ser aplicado e traz apenas ganhos aparentes para a empresa que o aplica.