Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Sabe-se que o ensino das operações deve privilegiar a ação mental de cada uma delas, ao invés da mera produção de resultados. Assim, é importante estimular a criança a executar cálculos mentais e apresentar estimativas sobre o resultado desses cálculos. Para que se alcance esse objetivo, quais situações devem ser exploradas? Assinale a alternativa correta:
a. Situações que envolvam os conhecimentos matemáticos, possibilitando a memorização dos conceitos de cálculos.
b. Situações que possibilitem a ampliação dos conteúdos com base nas experiências matemáticas apenas no espaço escolar.
c. Situações teóricas e práticas que estejam ligadas às experiências propostas nos livros didáticos.
d. Situações que utilizem instrumentos de registros de quantidades que estão ligadas às situações do cotidiano infantil.
e. Situações do cotidiano da criança, nas quais a lógica das operações fique clara para a aprendizagem.
a) a
b) b
c) c
d) d
e) e
User badge image
psicopedagogia360

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar a importância de conectar o ensino das operações matemáticas com a realidade da criança, promovendo a compreensão e a aplicação prática dos conceitos. Analisando as alternativas: a) Situações que envolvam os conhecimentos matemáticos, possibilitando a memorização dos conceitos de cálculos. - Essa opção foca na memorização, que não é o principal objetivo mencionado. b) Situações que possibilitem a ampliação dos conteúdos com base nas experiências matemáticas apenas no espaço escolar. - Limitar as experiências apenas ao espaço escolar não é ideal para a aprendizagem. c) Situações teóricas e práticas que estejam ligadas às experiências propostas nos livros didáticos. - Embora importante, não necessariamente conecta com o cotidiano da criança. d) Situações que utilizem instrumentos de registros de quantidades que estão ligadas às situações do cotidiano infantil. - Essa opção é interessante, mas ainda não é a mais direta em relação à lógica das operações. e) Situações do cotidiano da criança, nas quais a lógica das operações fique clara para a aprendizagem. - Esta opção é a mais adequada, pois enfatiza a conexão com o cotidiano da criança e a clareza na lógica das operações. Portanto, a alternativa correta é: e) e.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra d) Situações que utilizem instrumentos de registros de quantidades que estão ligadas às situações do cotidiano infantil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Eryck Wessyley

há 10 meses

Resposta correta letra E). Situações do cotidiano da criança, nas quais a lógica das operações fique clara para a aprendizagem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atualmente, pensar no ensino da matemática não significa somente buscar desenvolver as competências e habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é necessário entender quais tipos de cidadãos(ãs) estamos formando, pois, eles(as) serão quem constituirão a sociedade. Sobre o desenvolvimento e construção do conhecimento lógico matemático infantil. Analise e assinale a alternativa correta:
O desenvolvimento e construção do conhecimento lógico matemático infantil precisa de alternativas que possibilitem a construção de vários aspectos referentes à aprendizagem e, por essa razão, é necessária a compreensão do desenvolvimento cognitivo infantil.
O desenvolvimento e construção do conhecimento lógico matemático infantil contribui para a aprendizagem dos conteúdos escolares, tendo como exigência um planejamento educacional sistematizado e direcionado para a ampliação dos esquemas cognitivos.
O desenvolvimento e construção do conhecimento lógico matemático infantil está relacionado ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua colaboração para a sociedade.
O desenvolvimento e construção do conhecimento lógico matemático infantil, se desenvolve por meio das relações dos indivíduos e grupos com o seu ambiente humano, social, ecológico, físico e cultural, possibilitando assim a resolução das situações problemas.
O desenvolvimento e construção do conhecimento lógico matemático infantil proporciona a troca de experiências que são construídas coletivamente e complementam a aprendizagem no espaço escolar e nas relações sociais.
a. O desenvolvimento e construção do conhecimento lógico matemático infantil precisa de alternativas que possibilitem a construção de vários aspectos referentes à aprendizagem e, por essa razão, é necessária a compreensão do desenvolvimento cognitivo infantil.
b. O desenvolvimento e construção do conhecimento lógico matemático infantil contribui para a aprendizagem dos conteúdos escolares, tendo como exigência um planejamento educacional sistematizado e direcionado para a ampliação dos esquemas cognitivos.
c. O desenvolvimento e construção do conhecimento lógico matemático infantil está relacionado ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua colaboração para a sociedade.
d. O desenvolvimento e construção do conhecimento lógico matemático infantil, se desenvolve por meio das relações dos indivíduos e grupos com o seu ambiente humano, social, ecológico, físico e cultural, possibilitando assim a resolução das situações problemas.
e. O desenvolvimento e construção do conhecimento lógico matemático infantil proporciona a troca de experiências que são construídas coletivamente e complementam a aprendizagem no espaço escolar e nas relações sociais.

Para Piaget(1976), a aprendizagem matemática constrói-se através da curiosidade e do entusiasmo das crianças e cresce naturalmente a partir das suas experiências e a vivência de experiências matemáticas adequadas desafia as crianças a explorarem as ideias relacionadas ao número. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo: I - A criança, ao iniciar o processo de contagem dos objetos, nos faz acreditar que ela já possui claramente o conceito de número, porém ela está apenas narrando os números memorizados II - Está vinculada às relações de vida, com o meio em que o indivíduo está inserido, com as nossas escolhas, com as leituras que realizamos e programas de televisão a que assistimos III - A vivência de experiências matemáticas adequadas desafia as crianças a explorarem ideias relacionadas com padrões, formas, número e espaço de uma forma cada vez mais sofisticada. IV- Ensinar matemática na Educação Infantil vai além de ensinar as crianças a contar, pois o número é construído por cada criança a partir de todos os tipos de relações que ela cria entre os objetos, V- A criança torna-se autônoma e passa a conhecer o seu potencial na realização de situações problemas encontrados na sua realidade, não sendo permitido o erro É correto apenas o que se afirma em:
Apenas I, III e IV estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas I, II e V estão corretas.
Apenas III, IV e V estão corretas.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e III estão corretas.
d. Apenas I, II e V estão corretas.
e. Apenas III, IV e V estão corretas.

Segundo Kamii (1990) o número é uma síntese de dois tipos de relações que a criança estabelece entre os objetos, uma é a ordem e a outra a inclusão hierárquica, ou seja, o conceito de número deve ser resultado da construção de um conhecimento lógico-matemático produzido pela própria criança e adquirido a partir da abstração reflexiva. Sobre a capacidade da criança de contar objetos. Analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
a. Ao ser capaz de contar os objetos, a criança passa pela aprendizagem sistematizada e intencional, compreendendo que todo indivíduo é capaz de construir seu próprio conhecimento matemático.
b. Ao ser capaz de contar os objetos sem saltar ou repetir os números, a criança está adquirindo a noção de ordem, fazendo isso independentemente de como os objetos estejam disponíveis para ela.
c. Ao ser capaz de contar os objetos, a criança está apta a viver no meio social, cumprindo seus direitos e deveres e atuando de forma eficiente no processo educativo e na aquisição de novos conhecimentos.
d. Ao ser capaz de contar os objetos, a criança amplia o campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade favorecendo a estruturação do pensamento lógico e do raciocínio matemático.
e. Ao ser capaz de contar os objetos, a criança passa a resolver os problemas cotidianos por meio do conhecimento adquirido em sala de aula, valorizando assim o processo de aprendizagem e o resultado final.
a) a
b) b
c) c
d) d
e) e

Mais conteúdos dessa disciplina