Buscar

O processo de seleção necessita da descrição e análise do cargo para que se identifique quais as atividades que o candidato deverá executar e quais...

O processo de seleção necessita da descrição e análise do cargo para que se identifique quais as atividades que o candidato deverá executar e quais suas responsabilidades. Também é necessário construir padrões de desempenho desejados para cada atividade, para que se possa definir as características das pessoas antes da seleção. Posteriormente é realizada a comparação para a adequação do candidato, usando as fontes de informação a respeito do cargo. Há cinco maneiras distintas de obter informações sobre um cargo: descrição e análise do cargo, técnica dos incidentes críticos, requisição de pessoal, análise do cargo no mercado e hipóteses de trabalho. Sobre a requisição de pessoal, assinale a alternativa CORRETA:
A Fará o levantamento dos aspectos intrínsecos, que são o conteúdo do cargo, e dos aspectos extrínsecos, que são os requisitos e as especificações que o cargo exige de seu ocupante. De posse dessas informações, o processo de seleção poderá concentrar-se na pesquisa e avaliação desses requisitos e nas características dos candidatos que se apresentam.
B Consiste na anotação sistemática e criteriosa que os gerentes devem fazer a respeito de todos os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo. Nas anotações deve constar o que seria um excelente ou péssimo desempenho no trabalho. A intenção é localizar as características desejáveis (que melhoram o desempenho) e as indesejáveis (que pioram o desempenho).
C É uma ordem de serviço que o gerente emite para solicitar uma pessoa para o cargo vacante. É o início do processo seletivo e, em algumas organizações em que não existe um sistema estruturado de descrição e análise de cargos, a requisição de pessoal é feita por meio de um formulário, onde existem vários campos que permitem anotações sobre os requisitos e características desejáveis do candidato, que deverá ser preenchido e assinado pelo gerente.
D É utilizada quando a organização não dispõe das informações sobre os requisitos e características essenciais ao cargo a ser preenchido, por ser um cargo novo ou seu conteúdo estar relacionado ao desenvolvimento tecnológico, fatos que geralmente levam a organização a realizar uma pesquisa de mercado.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
5 pág.

Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a opção A) Fará o levantamento dos aspectos intrínsecos, que são o conteúdo do cargo, e dos aspectos extrínsecos, que são os requisitos e as especificações que o cargo exige de seu ocupante. De posse dessas informações, o processo de seleção poderá concentrar-se na pesquisa e avaliação desses requisitos e nas características dos candidatos que se apresentam.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais