Buscar

Sobre a criação da disciplina “Literatura Inglesa” (English Studies) pode-se afirmar que: I – O discurso da literatura tem a ver não só com uma prá...

Sobre a criação da disciplina “Literatura Inglesa” (English Studies) pode-se afirmar que:
I – O discurso da literatura tem a ver não só com uma prática estética, mas marcadamente pedagógica: seu estabelecimento como disciplina de ensino esteve ligado a projetos políticos e sociais com o objetivo de impor uma determinada visão de mundo.
II – A disciplina “English Studies” apareceu no século XIX, no auge do colonialismo inglês, em tensão com os estudos clássicos – grego, latim e hebraico – e transformou-se no “Clássico do Homem Pobre” (PALMER, 1965, p. vii) com o fim de “civilizar trabalhadores, mulheres ou colonizados” (BALDICK, 1983) e contribuir para a formação de uma tradição nacional na Inglaterra e ajudar no desenvolvimento de sua identidade nacional.
III – A partir da década de 1960, a disciplina passou a ser problematizada e resistida por parte daqueles que tinham sido o alvo desse processo de “civilização”, por meio da literatura, tanto dentro como fora das fronteiras nacionais – mulheres, nativos, ex-colonizados – criando novas situações de fricção nessa perpétua desconstrução e reescrita da tradição.
IV – Com o advento das teorias pós-coloniais na década de 1980, o status da disciplina mudou radicalmente. Um novo paradigma comparativo surgiu, liderado por críticos canadenses e australianos, prometendo relacionar a literatura ao mundo sócio-político, focando em temas de colonização e globalização, desafiando o centro (writing back) e problematizando a hegemonia cultural e política do Ocidente.
Escolha a alternativa correta:

a. São corretas apenas as afirmativas I, II e III
b. São corretas apenas as afirmativas II e IV
c. São corretas apenas as afirmativas I, II e IV
d. São corretas apenas as afirmativas I, II e III
e. Todas as afirmativas são corretas

Essa pergunta também está no material:

Ensino de Literaturas de Língua Inglesa AVALIAÇÃO
7 pág.

Ensino de Língua Inglesa Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais