Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Humanas / Sociais

A educação proposta pela UNESCO, como relata Câmara (2005), precisa ser considerada em sua plenitude, proporcionando aos alunos uma experiência global que integra o plano cognitivo ao plano prático. Dessa forma, adverte Freire (2001 apud Câmara, 2005), é preciso cuidar, também, da formação dos professores.


Selecione a resposta:

  • A
  • A relação teoria e prática se constrói na vivência, na experiência pois, não há teoria sem a prática.
  • B
  • A reflexão crítica exige que o professor traga para sua prática toda teoria estudada, pois a teoria supera a prática, ou seja, amplia a ação docente.
  • C
  • Não há teoria sem que a prática tenha sido construída a partir das experiências docentes, pois toda reflexão teórica nasce de uma boa prática.
  • D
  • A teoria sem a prática é apenas conversa sem sentido e a prática sem teoria é ativismo, por isso é preciso que o professor reflita sobre a própria prática.
  • E
  • A formação integral pressupõe a união das práticas cotidianas ao plano cognitivo que é a capacidade de teorizar.


User badge image
Marcos Fabricio Bittencourt

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação à proposta da UNESCO e à visão de Paulo Freire sobre a relação entre teoria e prática na educação. A) A relação teoria e prática se constrói na vivência, na experiência pois, não há teoria sem a prática. - Esta alternativa enfatiza a importância da vivência, o que está alinhado com a proposta de integrar teoria e prática. B) A reflexão crítica exige que o professor traga para sua prática toda teoria estudada, pois a teoria supera a prática, ou seja, amplia a ação docente. - Aqui, a ideia de que a teoria "supera" a prática não está em sintonia com a visão de Freire, que valoriza a prática. C) Não há teoria sem que a prática tenha sido construída a partir das experiências docentes, pois toda reflexão teórica nasce de uma boa prática. - Esta alternativa também reflete a ideia de que a prática é fundamental para a construção da teoria, o que é coerente com a proposta. D) A teoria sem a prática é apenas conversa sem sentido e a prática sem teoria é ativismo, por isso é preciso que o professor reflita sobre a própria prática. - Esta opção aborda a necessidade de reflexão sobre a prática, o que é importante, mas pode ser considerada um pouco mais negativa em relação à prática sem teoria. E) A formação integral pressupõe a união das práticas cotidianas ao plano cognitivo que é a capacidade de teorizar. - Esta alternativa fala sobre a formação integral, que é um conceito importante, mas não aborda diretamente a relação entre teoria e prática. Após analisar as alternativas, a que melhor reflete a ideia de que a prática e a teoria estão interligadas e que a prática é fundamental para a construção do conhecimento teórico é a C: "Não há teoria sem que a prática tenha sido construída a partir das experiências docentes, pois toda reflexão teórica nasce de uma boa prática."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vou analisar cada alternativa: A) A relação teoria e prática se constrói na vivência, na experiência pois, não há teoria sem a prática. B) A reflexão crítica exige que o professor traga para sua prática toda teoria estudada, pois a teoria supera a prática, ou seja, amplia a ação docente. C) Não há teoria sem que a prática tenha sido construída a partir das experiências docentes, pois toda reflexão teórica nasce de uma boa prática. D) A teoria sem a prática é apenas conversa sem sentido e a prática sem teoria é ativismo, por isso é preciso que o professor reflita sobre a própria prática. E) A formação integral pressupõe a união das práticas cotidianas ao plano cognitivo que é a capacidade de teorizar. A alternativa correta é a letra D) A teoria sem a prática é apenas conversa sem sentido e a prática sem teoria é ativismo, por isso é preciso que o professor reflita sobre a própria prática.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina