Buscar

Quanto à hierarquia, quais são os tipos de órgãos públicos? Independentes: NÃO estão hierarquicamente subordinados a nenhum outro órgão, se sujeita...

Quanto à hierarquia, quais são os tipos de órgãos públicos?
Independentes: NÃO estão hierarquicamente subordinados a nenhum outro órgão, se sujeitando apenas ao controle dos poderes estruturais do Estado (sistema de freios e contrapesos). Têm origem na CF e ocupam o comando de cada um dos Poderes. Ex.: Presidência da República, Congresso Nacional, STF.
Autônomos: órgãos imediatamente subordinados aos órgãos independentes. São órgãos diretivos que desempenham funções de coordenação, planejamento, supervisão e controle. Possuem ampla autonomia administrativa, financeira e técnica (NÃO possuem autonomia política). Ex.: Ministério da Fazenda, Secretaria do Estado, AGU.
Superiores: NÃO possuem autonomia e independência, embora conservem o poder de decisão e controle sobre assuntos específicos de sua competência. Ex.: Secretaria da Receita Federal, Polícias, Procuradorias.
Subalternos: órgãos com reduzido poder de decisão, destinados à mera execução de atividades administrativas. Ex.: zeladoria, almoxarifado etc.

Essa pergunta também está no material:

Teoria do Crime
299 pág.

Conteudo Pra Concurso de Delegado OutrosOutros

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Pelo que descreveu, os tipos de órgãos públicos quanto à hierarquia são: A) Independentes: Não estão hierarquicamente subordinados a nenhum outro órgão, se sujeitando apenas ao controle dos poderes estruturais do Estado (sistema de freios e contrapesos). Têm origem na CF e ocupam o comando de cada um dos Poderes. Ex.: Presidência da República, Congresso Nacional, STF. B) Autônomos: Órgãos imediatamente subordinados aos órgãos independentes. São órgãos diretivos que desempenham funções de coordenação, planejamento, supervisão e controle. Possuem ampla autonomia administrativa, financeira e técnica (não possuem autonomia política). Ex.: Ministério da Fazenda, Secretaria do Estado, AGU. C) Superiores: Não possuem autonomia e independência, embora conservem o poder de decisão e controle sobre assuntos específicos de sua competência. Ex.: Secretaria da Receita Federal, Polícias, Procuradorias. D) Subalternos: Órgãos com reduzido poder de decisão, destinados à mera execução de atividades administrativas. Ex.: zeladoria, almoxarifado etc. Espero que isso ajude!

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image