Buscar

APOL 04 DAS DISCIPLINAS Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Política Pública

Prévia do material em texto

APOL 04 DAS DISCIPLINAS:
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA O ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E POLÍTICAS SOCIAIS: SEGURANÇA PÚBLICA
Questão 1/5 - Políticas Sociais: Segurança Pública
A violência no Brasil é comum e se expressa de diversas formas, seja nas relações familiares, nas ações relacionadas ao crime organizado, nas relações entre grupos que se opõe. Desdobramentos de tais relações decorrem em mortes, sequelas físicas e emocionais, bem como consagram uma cultura de medo.
Considerando a realidade da violência no Brasil, discutida na Rota de Aprendizagem referente à Aula 04, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A violência é uma questão moral, de responsabilidade individual, diante da qual não há responsabilidade do Estado;
	
	B
	A conjuntura de violência no Brasil é de superação, uma vez que na última década vem se observando raros atos violentos contra a vida e contra o patrimônio;
	
	C
	O contexto de violência inibe o direito de ir e vir, impedindo que a população vivencie plenamente seus direitos;
	
	D
	A violência não possui relação direta com o direito constitucional de ir e vir, pois trata-se de uma questão social;
	
	E
	Não se pode afirmar que no Brasil exista uma cultura de “justiça com as próprias mãos” ou que reafirme que “bandido bom é bandido morto”.
Questão 2/5 - Políticas Sociais: Segurança Pública
Leia com atenção a afirmativa a seguir, relacionado ao conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 04:
“A violência e o medo tencionam a vida, as relações, se materializam na rotina e no cotidiano.”
Considerando a frase citada e conteúdo da Aula 04 que aborda a relação da violência com o medo, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O medo não possui relação direta com a violência, pois trata-se de um sentimento alicerçado na imaginação;
	
	B
	O medo é antes uma figura de linguagem do que um fenômeno social, não sendo pauta significativa no debate da segurança pública;
	
	C
	O medo é uma reprodução cultural de caráter religioso, a ser superado pelo conhecimento e aprofundamento científico;
	
	D
	O medo se constrói na sociedade, à medida que a (re)incidência de práticas violentas torna-se parte do cotidiano vivido;
	
	E
	O medo relaciona-se com a violência porque todos são violentos e todos tem medo.
Questão 3/5 - Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e
Leia a frase abaixo:
“A discriminação racial é estrutural e persistente ”, frase esta, utilizada pela geração que desafiava a teoria de democracia racial, argumentando que o Brasil se caracterizava pela exclusão racial.
De acordo com esta afirmativa, é possível interpretar que:
	
	A
	A discriminação racial presente no Brasil é passageira.
	
	B
	A discriminação racial no Brasil, apesar de persistente, não é estrutural, tendo em vista que os processos de discriminação acontecem de forma esporádica.
	
	C
	Não há que se falar em discriminação racial na sociedade brasileira.
	
	D
	A discriminação racial, no Brasil, é fator superado, tendo em vista que, quando da Abolição da Escravatura, todos os negros/ escravos foram libertados e incluídos, integralmente, na sociedade brasileira.
	
	E
	Segundo esta afirmativa, depreende-se que a discriminação racial no Brasil ainda é presente, pois que é persistente e ainda, é estrutural, pois no Brasil, a exclusão racial é elemento presente e contemporâneo.
Questão 4/5 - Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e
Sobre o processo de discriminação racial, estudado correntemente nesta disciplinam, alguns estudiosos debruçaram seus estudos nesta área. Acerca destes pensamentos, leia as assertivas abaixo.
I A corrente que compreendia que há pouca ou nenhuma discriminação racial e grande fluidez entre as raças é a corrente de compreensão majoritária no Brasil.
II Havia apenas um entendimento acerca da democracia racial, que se sustentava na ideia de que a discriminação racial, apesar de ampla e generalizada, é transitória.
III A compreensão de que a discriminação racial era estrutural e persistente entendia que o Brasil era caracterizado pela exclusão racial.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	I, II, III.
	
	B
	I, II.
	
	C
	II, III.
	
	D
	I
	
	E
	III
Questão 5/5 - Políticas Sociais: Segurança Pública
Considere o texto a seguir, trabalhado ao longo da Rota de Aprendizagem da Aula 04:
Há uma metamorfose, uma remontagem da violência e suas justificativas, com o desenvolvimento das sociedades, industrialização, guerras desde as pequenas e camponesas até as bélicas e de caráter mundial, influências de Estados nações, crescimento das tecnologias bélicas, as revoltas sociais, manifestações de rebeliões prisionais, movimentos se extermínios contribuem com a defesa do uso da violência.
Tendo com referência o fragmento de texto acima destacado e o conteúdo da Aula 04, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Não se pode afirmar que o Brasil seja um país violento, pois nos últimos anos não constam episódios de guerras civis em seu cotidiano;
	
	B
	a violência se expressa de diferentes formas e compõe as relações sociais de cada sociedade, em cada época, não se tratando de um fenômeno estático;
	
	C
	Um fenômeno só pode ser caracterizado como uma violência se decorre em danos materiais e físicos contra terceiros;
	
	D
	O crescimento das tecnologias bélicas reprimiu as práticas violentas;
	
	E
	As revoltas sociais, protestos e greves não deveriam existir, pois tratam-se de práticas que estimulam a violência.