Buscar

Em um cilindro de aço de capacidade máxima de 4 litros, previamente evacuado, munido de um êmbolo móvel, coloca-se 1 litro de água pura. Uma vez at...

Em um cilindro de aço de capacidade máxima de 4 litros, previamente evacuado, munido de um êmbolo móvel, coloca-se 1 litro de água pura. Uma vez atingido o equilíbrio, a uma dada temperatura, a pressão de vapor de água é registrada no manômetro instalado no cilindro. Relativamente às proposições:
1. A pressão de vapor da água pura não depende da quantidade de vapor entre a superfície líquida e as paredes do êmbolo móvel.
2. A pressão de vapor da água pura não depende da quantidade de líquido presente no cilindro.
3. O aumento da temperatura acarreta um aumento na pressão de vapor da água pura.
4. Ao substituirmos a água por igual quantidade de éter puro, no cilindro, mantendo a mesma temperatura, a pressão de vapor do éter puro, registrada no manômetro, resulta a mesma da água pura.
a) apenas a 3.
b) apenas a 3 e a 4.
c) apenas a 1, a 2 e a 4.
d) apenas a 1, a 3 e a 4.
e) apenas a 1, a 2 e a 3.

Essa pergunta também está no material:

Gama - Módulo 43 PRESSÃO (MÁXIMA) DE VAPOR
24 pág.

Química Fundação Universidade Federal do TocantinsFundação Universidade Federal do Tocantins

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada proposição: 1. A pressão de vapor da água pura não depende da quantidade de vapor entre a superfície líquida e as paredes do êmbolo móvel. Isso está correto. A pressão de vapor da água pura é uma propriedade intrínseca do líquido e não depende da quantidade de vapor presente. 2. A pressão de vapor da água pura não depende da quantidade de líquido presente no cilindro. Também está correto. A pressão de vapor da água pura é determinada pela temperatura e não pela quantidade de líquido presente. 3. O aumento da temperatura acarreta um aumento na pressão de vapor da água pura. Correto. Com o aumento da temperatura, a pressão de vapor da água pura também aumenta. 4. Ao substituirmos a água por igual quantidade de éter puro, no cilindro, mantendo a mesma temperatura, a pressão de vapor do éter puro, registrada no manômetro, resulta a mesma da água pura. Isso está incorreto. A pressão de vapor do éter puro não será a mesma que a da água pura, pois cada substância tem sua própria pressão de vapor. Portanto, a alternativa correta é: b) apenas a 3 e a 4.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina